Rio Grande do Norte, sexta-feira, 26 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 24 de maio de 2014

Gente do Bem!

postado por Carta Potiguar

Por Tiago Giacomoni

Publicado em http://tiagogiacomoni.blogspot.com.br/

Impossível passar os últimos dias sem homenagear toda essa gente que curte TV Revolta no Facebook e elegeria fácil o Bolsonaro e a Sheherazade pra presidente e vice, respectivamente.

Ah, essa gente linda e do bem…

sheGente do bem vive a vida sem interesses e acredita piamente que tudo é questão de mérito. Inclusive o fato de ter nascido branco, de ser heterossexual, de ter tido uma boa formação familiar, ser magro(a) e ter parâmetros que levem a buscar por educação, oportunidades, trabalho, etc. E obviamente, acha que sistemas te cotas, bolsa-família e outros programas assistencialistas são coisas pra acomodados, pra gente vagabunda (e do mal) que se nega a trabalhar, a buscar oportunidades. Assim como é mérito nunca ter sofrido preconceito, nem ter um trabalho negado por não ter se enquadrado no perfil de secretária loira, alta, magra e gostosa, visto que é isso que os clientes esperam no atendimento de uma empresa.

Gente do bem acredita que a oitava filha da “tia da limpeza”, negra, pobre, mãe aos 13 anos e sem enxergar pra si nenhuma outra realidade que não a da mãe, tem as mesmas chances e as mesmas oportunidades que todo mundo, afinal mérito é mérito, independente se a linha de partida for diferente.

Gente do bem trabalha em empresas onde todos são brancos, de boa família, magros(as) e onde somente os “auxiliares de serviços gerais” ou “trabalhadores de chão de fábrica” são negros, gordos, transexuais, etc. E é lógico que é uma questão de mérito.

Gente do bem sabe o preço de cada coisa que tem na casa de quem está visitando, enquanto as pessoas do mal se surpreendem com tanto luxo e ainda comentam que “isso é muito luxo”. Obviamente porque só as pessoas do mal dão bola pra isso, esses materialistas descarados… Enquanto as pessoas do bem só fazem os comentários quando estão sozinhas, em casa.

Gente do bem não admite violência, a não ser que seja contra gente do mal.

Gente do bem quer todo mundo que comete crime na cadeia, menos aquele tio querido que fez um “gato” na TV a cabo e possibilitou liberar todos os canais em vários pontos da casa.

Gente do bem diz que é errado estuprar. A não ser que o estupro tenha sido provocado por aquela vagabunda que anda sempre de roupa curta. Ou ainda, que isso aconteça com aquele cara do mal que foi preso e estuprado por outros 20 caras na cadeia.

Gente do bem diz que é errado matar. A não ser que seja com aquele negro que roubou a loja de roupas, aí se justifica espancar e até atirar ele no rio:

https://www.facebook.com/photo.php?v=528693387240281&set=vb.319054264870862&type=2&theater

Gente do bem acha errado roubar, a não ser que seja pra sonegar imposto, afinal isso todo mundo faz e essa gente do bem faz “o mais leve da sujeira toda”.

Gente do bem vai a igreja e adora a Deus, mas não reconhece nada que é diferente da sua crença como verdadeiro:

http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,juiz-diz-que-umbanda-e-candomble-nao-sao-religioes,1167765,0.htm

Gente do bem ainda acusa quem é do mal, espanca e mata por causa de boatos na internet, ainda mais se for sobre sequestro e bruxaria:

http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2014/05/mulher-morta-apos-boato-em-rede-social-e-enterrada-nao-vou-aguentar.html

Gente do bem acha que crianças (brancas e de boas famílias) merecem um estatuto da criança e do adolescente que realmente os proteja mas considera como “animais” os menores infratores, porque obviamente nasceram maus.

Gente do bem não é machista, mas diz que aquela cantora de funk da bunda grande é uma puta.

Gente do bem não é homofóbica, não tem nada contra homossexuais, mas prefere que se relacionem só lá no seu cantinho, onde ninguém vê.

Gente do bem não é racista, mas só se o negro(a) for muito legal, competente e for gente do bem também.

Gente do bem faz justiça, mas sempre de acordo com o seu ponto de vista.

Gente do bem sempre tem um “mas”. E na sutileza dos seus “mas, porém, contudo, todavia”, fazem o mal, mas só pra quem merece, já que essa gente do bem também tem poder de julgar e sentenciar como, quando e quem bem entender.

Gente do bem deseja tudo de bom, mas só pra quem gosta ou pra quem compartilha das mesmas ideias.

E é por essas e outras que eu me declaro, hoje e sempre, do mal.

Carta Potiguar

Conselho Editorial

Comments are closed.

Direitos Humanos

A má-fé das instituições e o Candomblé

Sociedade e Cultura

Sobre Pastor Eurico, Xuxa e Livia Marine