Rio Grande do Norte, sexta-feira, 26 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 19 de maio de 2015

Crenças, conceitos e teorias

postado por Carta Potiguar

Escrito por Érico Tadeu em 10 de julho de 2012

Antes de iniciarmos mais um tema vamos entender os conceitos das palavras crenças,conceito e teoria.

Crença é uma condição psicológica que se define pela sensação de convicção relativa a uma determinada ideia a despeito de sua procedência ou possibilidade de verificação objetiva. Portanto, pode não ser fidedigna à realidade e representa o elemento subjetivo do conhecimento. Conceito (do latim conceptus, do verbo concipere, que significa “conter completamente”, “formar dentro de si”) é aquilo que a mente concebe ou entende: uma ideia ou noção, representação geral e abstrata de uma realidade.

Teoria corresponde ao conhecimento descritivo que permite especulações, contudo puramente racional. O substantivo theoría significa ação de contemplar, olhar, examinar, especular.Pois bem, se temos consciência de nossas crenças e conceitos, por que gostamos tanto de abraçar crenças e conceitos e teorias alheias? 

images

Na terapia holística evolutiva trabalhamos exatamente o contrário disso. Tudo que vem de dentro de mim significa uma crença ou um conceito ou, até mesmo, uma teoria minha, certo? Então por que lutamos tanto pelas crenças, conceitos e teorias dos outros? Se entendermos isso, poderemos mudar o mundo – na verdade, o nosso mundo. Se temos um mundo particular, por que queremos tanto provar coisas para os outros que são nossas verdades? As guerras existem simplesmente por tentarem impor suas verdades e ponto.

Qual o remédio então?

Não acredite. Questione. No entanto, permita-se experimentar pelo menos o que leu aqui.

Carta Potiguar

Conselho Editorial

Comments are closed.

Auto-Ajuda

O Fantástico Mundo da Solidão

Auto-Ajuda

Autossabotagem. O que falta pra você começar?‏