Rio Grande do Norte, sexta-feira, 26 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 2 de novembro de 2015

O pequeno assassino de Partisan (dica de filme)


PARTISAN-Photos-22Abril2015-01Produzido em 2015, o longa de estréia do jovem cineasta australiano Ariel Kleiman nos conta a incrível história de um menino treinado desde cedo para assassinar violadores sexuais.

Num cenário quimérico e apocalíptico, um homem controverso lidera uma comunidade fechada formada por mulheres violentadas sexualmente e seus filhos. Nessa espécie de harém justiceiro, ele treina seus protegidos para vingar as violências sofridas pelas mães, criando uma organização de assassinos.

Kleiman é um diretor genial: Partisan nos leva a refletir sobre autoridade, mentira, amor, loucura, vingança, medo, endogamia e violência. O enredo confude e surpreende incessantemente o expectador. Valores profundos são questionados. Os atores dão um banho de dramaturgia, não há lapsos.

Kleiman não é uma promessa de grande diretor: Partisan já está entre os melhores filmes feitos! Um filme para ser discutido e filosofado durante anos!

Hanna Flávia Saito

Jornalista e filósofa. Tradutora e parecerista editorial. Casada com Sampa, arrebatada por Natal. Missão na Carta: entrevistas e artigos sobre literatura, cinema, música e vida cultural em geral. Não encontrou motivos convincentes para ter uma conta no Facebook.

Comments are closed.

Sociedade e Cultura

Veganismo: para além do discurso emocional

Sociedade e Cultura

Feminismo: quando há ainda mais gente lutando contra