Rio Grande do Norte, sábado, 27 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 27 de outubro de 2010

Deixa Ela Entrar

postado por Mario Rasec

Quando se pensa em filmes sobre vampiros ultimamente, muitos remetem ao fraco Crepúsculo. Pois é o filme do momento, e que está criando moda por onde passa. Um filme feito para apenas encher os bolsos dos executivos de Hollywood. Entretanto, a Europa, berço do bom e velho cinema de arte, traz o que pode ser o melhor filme sobre o gênero da última década.

Deixa Ela Entrar (Suécia) passou despercebido do circuito comercial de cinema, como a maioria dos filmes que não se propõem ao mero entretenimento. Porém teve destaque nos inúmeros festivais em que passou, pois a poética, a força e a singeleza das suas imagens e do seu roteiro nos deixa marcados como dois furos profundos no pescoço.

O diretor Tomas Alfredson usa a melancolia invernal da paisagem sueca para falar da solidão, do sofrimento e da amizade de duas crianças. Oskar (Kåre Hedebrant) é um menino de 12 anos tão pálido quanto qualquer vampiro, que, solitário, sonha em um dia se vingar das humilhações que sofre na escola; Eli (LinaLeandersson), uma vampira que também tem 12 anos, só que há muito tempo, vive com a angústia de ser o que ela é, com a insuportável necessidade de sangue e a limitação em relação à luz do sol. A sensibilidade como o diretor trata essa inusitada amizade é um dos pontos altos da projeção. Tal cuidado ele também dedica aos momentos de terror que o gênero exige.

Deixa Ela Entrar é uma metáfora dos conflitos da adolescência, o medo, a descoberta do sexo, o desejo de poder, a violência, o amor. Toda essa miríade de sentimentos ao qual passa um jovem ao dar seus primeiros passos de encontro ao mundo que parece sempre ameaçador, de conhecer tal mundo e de enfrentá-lo. É verdadeiramente um filme belo, até mesmo nas cenas de terror e violência ele não perde sua beleza, muito pelo contrário, cria dessa forma uma estética própria que evita a vulgaridade e os clichês comuns aos filmes de terror atuais.

Título original: Lat Den Rätte Komma In

Duração: 01 hs 55 min

Ano de lançamento: 2008

Direção: Tomas Alfredson

Mario Rasec

Designer gráfico, artista visual, ilustrador e roteirista de HQs. Autor de Os Black (quadrinho de humor) e de outras publicações.

Comments are closed.

Artes

Ser Grafiteiro

Artes

Presságio