Rio Grande do Norte, segunda-feira, 29 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 16 de janeiro de 2012

Depois de romper com Robinson Faria, governo do RN afirma que não irá mais implementar o “Ronda do quarteirão”

postado por Daniel Menezes

Durante a campanha de 2010, o projeto Ronda do Quarteirão foi apresentado como o grande salvador da pátria para a questão da segurança pública do nosso Estado.
Importado pelo vice-governador Robinson Faria, a medida estava alicerçada, segundo propagandas do próprio governo, durante a campanha e depois dela, em experiências vitoriosas ocorridas em outros estados.

Confesso que nutria minhas reservas, pois penso que a segurança pública é algo maior do que uma única ação. É uma área que precisa de muita articulação entre as instâncias competentes e que necessita promover atividades integradas. Porém, dada a expectativa criada, não custava nada “pagar para ver”.

Expectativa frustrada. Após o rompimento político com o vice-governador, Rosalba também já sinaliza que irá abortar o “Ronda do quarteirão”. Foi, pelo menos, o que afirmou o secretário da pasta, o delegado da polícia federal Aldair Rocha.

EM SEGUNDO LUGAR

O ano passado, vimos o governo emparedar Robinson Faria, que era secretário de recursos hídricos, às custas do sofrimento de milhares de norte-riograndenses, que não têm água para beber no RN. O corte dos recursos para a SEMARH foi de 70%, o que contribuiu para deixar parte da própria cidade da governadora, Mossoró, sem água.

Com o crescimento da insegurança em 2011, o “ronda do quarteirão” ainda chegou a ser apresentado como medida de combate. Agora, em decorrência do racha político entre o grupo dos Rosados e do vice-governador Robinson Faria, a governadora aborta a única promessa de campanha para a segurança pública. Se o projeto era tão bom como foi alardeado, porque não implementá-lo?

Se o “ronda do quarteirão” era uma ação que tinha dado certo em outros estados, então, a governadora, mais uma vez, para apagar qualquer resquício da existência do vice-governador, usa a sua força política em detrimento do combate a violência, deixando de lado uma de suas promessas de campanha.

EMPAREDAMENTO

Micarla de Sousa, vale lembrar, tentou fazer o mesmo, sendo que com o seu antecessor, e o resultado está aí.

ESTUDO

Do Blog Brejosanto

O estudo “Avaliação do Impacto de um Maior Efetivo Policial na RMF do Estado do Ceará”, que analisa o programa “Ronda do Quarteirão” na Região Metropolitana de Fortaleza, implantado pelo Governo do Estado do Ceará, constata, que houve uma redução 57% nas taxas de roubos no período inicial do Programa. O trabalho, de autoria dos analistas de políticas públicas Daniel Cirilo Suliano e Jimmy Lima de Oliveira, doutorando e doutor em Economia, respectivamente, ambos do Ipece, foi o vencedor do Prêmio Paulo Haddad. As informações são do Governo do Estado.
A avaliação do Programa Ronda do Quarteirão ocorreu – segundo seus autores – a partir da medição do maior efetivo policial na implantação do novo Programa de policiamento ostensivo na RMF.
Os economistas investigam se o aumento do efetivo policial tende a inibir crimes contra o patrimônio e crimes contra a propriedade em termos de taxas de roubos e taxa de furtos, em uma área de grande concentração urbana no Estado do Ceará. A hipótese básica é de que uma maior quantidade de policiais tende inibir a ação de potenciais criminosos, na medida em que reduz os benefícios e aumenta os custos da atividade criminal.
Os resultados, segundos os autores do estudo, mostram que o aumento do patrulhamento nas ruas altera os incentivos dos criminosos. “Evidências de inércia criminal são também encontradas. De certo modo, pode-se fazer alusão ao dito de que o crime não compensa, pelo menos quando há a presença da força policial”. O trabalho, ao indagar “se polícia reduz crime”, constata que sim, sobretudo nos casos de roubos. O estudo premiado pode ser acessado no site do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE): www.ipece.ce.gov.br no Nota Técnica nº 47, que tem como título “Avaliação do Impacto Inicial do Programa Ronda do Quarteirão nos Furtos e Roubos na Região Metropolitana de Fortaleza”.(Fonte CNEWS).

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

Comments are closed.

Cidades

Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) exposto

Cidades

Um Elefante universal