Rio Grande do Norte, domingo, 28 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 7 de fevereiro de 2012

Obras de mobilidade: quem precisa delas?

postado por Arthur Dutra

Obras de mobilidade. Esta é a nova moda das reivindicações da sociedade. Se antes a luta era por alimento, saneamento, calçamento, desaparecimento (de alguns gestores), agora os reclamos pedem por movimento.

À primeira vista parece-me que é uma coisa justa e necessária. Mas convenhamos, será mesmo tão urgente assim? Analisemos.

As avenidas estão entulhadas de carros? Os viadutos não dão conta de todo o tráfego? Os túneis e pontes já não suportam mais? O transporte de massa é uma bela porcaria?

Sim, tudo isso parece ser a mais pura verdade. Mas a Copa do Mundo vem aí, amigos! As ruas estarão cheias de gringos e torcedores, inclusive nós mesmos, entusiasmados com os jogos no nosso estádio novinho em folha e curtindo as férias coletivas que o governo provavelmente irá decretar para tirar alguns milhões de carros de circulação, escondendo o problema como o mágico que entoca um coelho na cartola para ludibriar os espectadores.

Portanto, nada de gastar bilhões em obras de mobilidade que servirão apenas para nós mesmos! Bom mesmo é maquiar, embelezar a buraqueira e a intrafegabilidade das nossas vias públicas, liberando-as temporariamente para inglês, norueguês e congolês ver. Só brasileiro é que não poderá ver, já que a rigor nada vai mudar. Encerradas as férias, tudo volta a ser como era antes, e nós, apegados às coisas do passado, iremos suspirar de alívio por não terem mexido nas nossas amadas estruturas, mantendo-as intactas e excluindo a possibilidade de no futuro sentirmos saudades dos tempos passados ao vermos fotografias antigas, aquelas dos bons tempos, “quando Natal prestava”.

Eu é que não quero chegar aos setenta anos e ter que me deparar com uma Prudente de Morais diferente da que amo hoje! Quero também sempre ter a ventura de conviver com a ótima educação que os conterrâneos demonstram no trânsito!

Vão pra lá aves de mau agouro! Urubus sedentos por carniça! Deixem nossas avenidas em paz! Quero a minha velha Salgado Filho intacta, hein?! Aah, que romântico é aquele cruzamento dela com a Bernardinho Vieira… Quanto tempo meu carro passou agarrado àquele espaço, embriagado de amor pelo asfalto, e sempre teimando em deixar o conforto daquele regaço…

Ah, Ponte de Igapó querida, que maravilha é desfrutar do visual límpido do Potengi acomodado confortavelmente em um ônibus praticamente vazio e seguro…

Emaús e Maria Lacerda, o casal mais celebrado do estado, enlaçado por um semáforo que ilumina e prende as testemunhas desse amor na entrada de Natal.

Gancho, Gancho, é em você que eu me escancho! Laivos de prazer invadem nossas veias a cada passagem daquele maravilhoso sinal de duzentos tempos que nos sorri verdinho de hora em hora.

Não! Nenhum reclamão vai tirar de mim a vivência desses momentos românticos só porque quer se movimentar melhor pela cidade. Ora, mas que mesquinharia! Demolir tanta história tatuada nas ruas e avenidas da cidade por um desejo tão miúdo!

É por isso, meus amigos, que essa cidade não vai pra frente. E não é por causa do trânsito que segura os carros, e sim pela mentalidade tacanha de alguns conterrâneos que se apegam até aos modismos reivindicatórios.

Graças a Deus que os gestores paquidérmicos são solidários ao meu pensamento, e pelo jeito as tão cobradas obras de mobilidade urbana não devem sair neste século.

É uma boa notícia, além de alívio!.

Arthur Dutra

Advogado. Editor, proprietário, patrocinador e único escritor do blog "Escritos Improvisados" (http://escritosimprovisados.blogspot.com). Twitter: @ArthurDutra_

3 Responses

  1. Hugo Medeiros disse:

    Sabe quando saiu a divulgação das cidades da copa? Maio de 2009, 5 anos antes do evento. Para países sérios, tempo mais que suficiente para projetar, construir e inaugurar diversas obras importante e necessárias para a cidade!! Aqui em Natal, falavam em VLT (veículo leve sobre trilhos), pontes, viadutos, corredores de ônibus, etc. Me chamavam de pessimista e que não tinha patriotismo pois eu falava que nada disso ia estar pronto para a copa. Que uma ponte levou 12 anos para ser construída e que o aeroporto (SG) vem rolando há uns 10 anos e que irá rolar por pelo menos mais 10 anos. Falavam que eu era doido, que teriamos recursos. Pois é, RECURSOS temos, infelizmente não temos pessoas competentes para gasta-los. Isso é que é o pior.
    Como solução, o governo federal ja sinalizou que decretará feriado local para os jogos das outras seleções e feriado nacional para os jogos do Brasil. Danem-se as empresas, os trabalhadores, etc. O povão não sabe que um inofensivo feriado custa aos Brasil (governo e empresas) Bilhões e Bilhões. O que importa é que ruas estarão livres, os hospitais tranquilos, e o povo “feliz”. Depois disso, vamos torcer para vim outra Copa para o Brasil, quem sabe daqui a 50 anos, p/ todos os problemas (saúde, segurança, transito, etc) do país serem resolvidos, pelo menos, durante alguns jogos!! Desculpe o desabafo, é que as vezes esse país (leia-se, políticos) me da nojo!! :/   

  2. Juliana Cavalcante disse:

    Arthur,

    Você é ótimo mesmo!

    Nasceu para isso.

    Abraço, amigo.

  3. Arthur Dutra disse:

    Obrigado, Juliana! Você é muito gentil rsrs

    Abraço

Cidades

Mapa da Violência 2012: novo mapa dos homicídios no Brasil

Cidades

Alcaçuz, política e a necessidade de reflexão