Rio Grande do Norte, terça-feira, 21 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 9 de abril de 2012

Eleições 2012 e a chance do movimento LGBTTT em Natal

postado por Daniel Menezes

São significativos os avanços do movimento LGBTTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) no Brasil. A questão vem deixando de ser tabu. Cidadãos já estão mantendo uniões estáveis, independentemente de terem orientação sexual hetero ou homossexual. Porém, é preciso ainda vencer barreiras e preconceitos.

A via institucional da política representa um caminho. Neste sentido, o movimento LGBTTT pode e deve lançar candidaturas próprias para as Câmaras Municipais do RN. O percurso não é tão espontâneo, pois assim como num passado não muito distante trabalhador não votou em trabalhador, como muitos esperavam, não estou defendendo que homossexual votará em homossexual. A associação seria simplista demais.

Mas a pauta LGBT em nossa cidade, em que pese os avanços, é bastante sufocada. Ainda ocorrem assassinatos, ataques e desrespeito em decorrência da orientação sexual, coisa que muita gente em Natal não quer ver (mas precisa).

Em Natal, a possibilidade do movimento LGBTTT ter uma voz ativa na CMN é real. Uma pessoa com uma história de luta e com qualificação poderia surpreender.

Seria um dos meios de oxigenar, já para 2013, uma casa legislativa que se notabilizou nessa gestão por defender interesses que contrariam o desejo da sociedade natalense.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

2 Responses

  1. Ludjanio disse:

    Boa tarde, concordo e hoje tenho um pré-candidato a Vereador e chama-se Leonardo Lobato, Membro do GUDDES RN. Um rapaz com muita disposição e capaz de
    me representar. 

  2. Daniel Menezes disse:

    Acho que sei quem é.

    Seria um bom nome. Agora… é preciso ver se ele se encontra filiado a algum partido.

    Acho que seria uma boa briga, a eleitoral, para o lgbttt.

Política

David Harvey: "ultra-capitalismo encontrou um adversário"

Política

Operação Sinal Fechado: Contradições do advogado de Gilmar da Montana expõem tentativa de livrar José Agripino