Rio Grande do Norte, segunda-feira, 29 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 12 de abril de 2012

A greve do Arena das Dunas e a infeliz matéria da InterTV

postado por Carta Potiguar

Do blog do Jornalista Fabio Farias http://fabiofariasf.blogspot.com.br/ – Jornalismo Malcriado

 

Algum ser não pensante que administra a obra do Arena das Dunas teve a brilhante ideia de, algumas semanas depois de uma manifestação dos trabalhadores pedindo melhores salários e condições de trabalho, demitir 10 funcionários da obra. 
O amadorismo e a falta de inteligência no gerenciamento humano levou a uma consequência imediata: os outros operários, indignados com a demissão sem justa causa dos 10, decidiram paralisar as obras e fazer manifestações contra a OAS, empresa que administra a construção.
Querem a admissão imediata dos companheiros e garantias que outras demissões não ocorram. Ameaçam pedir demissão coletiva, se for o caso.
Com isso, o já atrasado Arena das Dunas, vai ficando cada vez para trás.
Dito isso, me chamou a atenção uma matéria que foi veiculada pela Inter TV Cabugi (Filiada à Globo) sobre o assunto. Depois de fazer o feijão com arroz da manifestação dos trabalhadores, a emissora entrevistou uma mulher que disse: foi agredida pelos operários.
A chamada utilizada, aliás, era essa: mulher diz ter sido agredida por operários em greve do Arena das Dunas.
Acontece que a entrevista da dita cuja é uma piada de mal gosto com o telespectador. De óculos escuros, ela afirma que estava na Prudente de Morais (a manifestação ocorreu na BR 101, uns bons kilometros de distância) e que motoqueiros a cercaram e agrediram-na verbalmente, além de ter depredado o carro dela.
Ela disse que os motoqueiros, que estavam de capacete, eram operário do Arena das Dunas (!?). Ou seja, ela supõe algo e sequer justificou porquê acha que os supostos motoqueiros eram os grevistas. Faz uma acusação graves e sem provas.
A reportagem foi tão sem vergonha na cara que sequer mostrou a ‘depredação’ do carro da mulher.
Isso mostra o poder de lobby Governo-OAS com a imprensa local que a faz esquecer de princípios básicos do jornalismo.
A culpa da manifestação dos trabalhadores da Arena das Dunas é da própria OAS, que foi infeliz e amadora e aposto meus dedos aqui: pouca gente vai ter coragem de admitir isso na imprensa natalense.

Carta Potiguar

Conselho Editorial

10 Responses

  1. Daniel Menezes disse:

    Fabio Farias foi na raiz…

    O caso da greve do Arena das Dunas mostra que não há limites para a invenção de mentiras, estórias, etc, em nossa cidade em prol de grupelhos que se perpetuam no poder.

    Que quando há interesses empresariais em jogo, adoçados pelo governo do estado, o céu é o limite…

  2. Gustavo Vilella Whately disse:

    Na raiz e no âmago. E esta mais que certo, NUNCA vão admitir o erro. AS obras tem que ser paralisadas também, eles trabalham em condição de sub-emprego.

  3. Túlio Madson disse:

    Quanto a parcialidade da matéria da InterTV eu concordo, uma matéria com acusações desse porte só pode ser veiculada com um mínimo de apuração sobre o ocorrido (concordo também com a conivência de nossa imprensa com os grupos políticos). Mas em relação a greve nos termos em que ela ocorreu eu não concordo. Ora, o motivo da greve foi a demissão de 15 funcionários (não 10) de acordo com a decisão do desembargador Carlos Newton Pinto (
    http://tribunadonorte.com.br/noticia/justica-do-trabalho-determina-retorno-ao-trabalho-dos-operarios-da-arena-das-dunas/217308) se a greve foi deflagrada por esse motivo (demissão de 15 funcionários), e a sua reivindicação é a admissão imediata dos mesmos, ela não tem respaldo jurídico, uma vez que é um direito do empregador demitir funcionários sem justa causa (arcando com as devidas onerações). Trata-se de uma empresa privada (embora seja a OAS) e ela possui esse direito. Se há outras reivindicações ai sim a greve poderia ser legal. 

    • Daniel Menezes disse:

      Tulio,

      havia um acordo fechado na justiça do trabalho entre empresa e sindicato, que vedava a possibilidade de demitir qualquer funcionário sem justa causa.
      A empresa também prometeu aumento e melhores condições de trabalho (alguns funcionários estavam com uma jornada de 12 horas/dia), questões também não cumpridas.
      A greve tinha total legitimidade. O problema é que esse povo acha que, por que é “pedreiro”, tem mais é que se fuder e trabalhar feito bicho.
      Aí inventam coisas mesmo… Povo da cabeça fértil.

      • Americo disse:

         Perfeito seu comentário, Daniel, sem hipocrisia. 99% das pessoas que eu conheço acha que pedreiro é tudo bicho e tem que trabalhar de forma igual a um. Além de adjetivarem, comumente, como “complicados” os trabalhadores da construção civil. “Complicado” é um patrão que não respeita direito de nada e quer exigir na base do chicote. Desse jeito, o operário se sente na obrigação de se “vingar” de alguma forma.

        • Daniel Menezes disse:

          Pedreiro, Empregada Doméstica, além de outras profissões, não atingiram a condição de “gente”. São vistos como pessoas inferiores na nossa sociedade.
          Formam uma espécie de “Ralé”…
          Além do preconceito que sofrem, são obrigados a enfrentar altas jornadas de trabalho, tudo normalizado pelas classes mais abastadas, recebendo míseros salários.
          No final das contas, natalense não aguenta aquilo que estão vendo como a “insolência” dos trabalhadores do Arena das Dunas.
          Nessa lorota… eu não vou cair.
          Tô pra tentar escrever mais sobre o assunto.

    • Ozanino disse:

      desculpe Túlio, esse greve teve amparo jurídico e constitucional sim veja o que diz o art. 9º da Constituição Federal: Art. 9º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.
      Esse desembargador esta no mínimo equivocado, se não, mal intencionado  

  4. Pedro Andrade disse:

    Foi muito infeliz essa matéria, quando assisti essa reportagem esperei para ver o carro da mulher, mas nada…

  5. Tiago Cantalice disse:

    Quem quer apostar que a copa não vai acontecer em Natal! Perdemos o Machadão e a especulação imobiliária ganha um ótimo terreno!!!

Cidades

Polícia para os grevistas do Arena das Dunas!

Cidades

Show de Chico Buarque, empresas e privilégios