Rio Grande do Norte, domingo, 28 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 26 de abril de 2012

Pesquisa Certus/Nominuto camufla desaprovação de Rosalba Ciarlini

postado por Daniel Menezes

Imagem: Idea go

A pesquisa Certus/Nominuto, veiculada pelo referido portal eletrônico, utilizou de uma estratégia de apresentação dos números da pesquisa para camuflar desaprovação de Rosalba Ciarlini. No momento da pesquisa de opinião em que se avalia a gestão de Micarla, Rosalba e Dilma, apenas a governadora foi sondada a partir de um critério específico. A diferença, aparentemente sutil, joga uma cortina de fumaça sobre os dados.

Conforme os quadros abaixo retirados do citado jornal eletrônico, só a governadora é avaliada a partir da pergunta de escala (Ótimo, Bom, Regular, Ruim e Péssimo), enquanto que a prefeita Micarla e Dilma passam pelo crivo da indagação sobre as suas aprovações (Aprova X Desaprova). A estratégia não é nova. Por isso eu não acredito em ingenuidade.

Se o leitor prestar atenção, verá que a análise pela via da escala gradativa, conforme apenas a governadora foi submetida, tende a “suavizar” a desaprovação da gestão. É que na pergunta em que se pede ao entrevistado para caracterizar o governo como Ótimo, Bom, Regular, Ruim ou Péssimo, muitos pesquisados procuram o posicionamento “regular”, um jeito mais “fácil” de não se envolver em querelas políticas e se livrar da indagação.

A medida acaba gerando verniz de menor desaprovação popular, principalmente quando o número de Rosalba, no modo como foi publicizado, é demonstrado de maneira conjunta com o de Micarla de Sousa, que sofre de grande desaprovação popular e foi avaliado, conforme pergunta mais adequada (Aprova X Desaprova). Na comparação, a diferença parece ser maior do que de fato é.

Porém, que fique claro. A resposta “regular”, na verdade, é considerada desaprovação. Isto porque, quando novamente questionado, o eleitor que responde “regular”, quase como via de regra, tende a desaprovar o gestor.

Para não acharem que eu fico no “achismo”, apresento abaixo farta literatura especializada endossando e demonstrando o que eu afirmo:

Métodos de pesquisa em survey, Earl Babbie

Erros em pesquisas eleitorais, Carlos Alberto Almeida

Cabeça de eleitor, Carlos Alberto Almeida

Crítica metodológica às pesquisas eleitorais no Brasil, Cristiano Ferraz

Pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática, de minha autoria

PS. Confesso que não havia investigado a pesquisa como costumo fazer sempre que vejo uma publicada. É que os dados fundamentais da pesquisa eleitoral, em sua parte estimulada, incharam determinados candidatos e emagreceram outros. Depois que eu vi os números iniciais, nem prossegui. Perdi o tesão.

PS.2. A incongruência foi inicialmente constatada pelo blogdoprimo.com.br, alimentado pelo ex-vereador Renato Dantas. Foi lá que vi a maquiagem, já notada pelo blogueiro.

 

Imagem: reprodução/Nominuto

Imagem: reprodução/Nominuto

Imagem: reprodução/Nominuto

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

3 Responses

  1. FLAVIO ENOQUE disse:

    VEZ ESTÃO ENGANADO ,POIS O RN ESTAR COMO O PIOR ESTADO DO NORDESTE,POR QUE ? A SEGURANÇA ESTAR UM CAUS ,A EDUCAÇÃO,SAÚDE TAMBÉM,OS BANDIDOS MANDA NOS INTERIOR,E EM NATAL E ASSALTOS TODOS OS DIAS,A EDUCAÇÃO JÁ PASSOU EM REDE NACIONAL,A SAÚDE ESTAR ABANDONADA,OS PRESIDOS E FUGAS DIRETO E EM CONDIÇÕES DESUMANAS,É UMA VERGONHA UM ESTADO TÃO RICO E BONITO TER UM MINISTRO O SR;GARIBALDE ALVES E SUA FILHA ROSALBA  CIARLINI QUE QUEM NADA É SEU MARIDO ,DEIXAR O RN COMO O PIOR ESTADO DO NORDESTE.

  2. Fela disse:

    O instituto em pauta é ligado ao pmdb desde os tempos em que o seu dono era assessor de Garibaldi. Ele saiu do PMDB mas o verde não saiu dele. Carlos Eduardo e Hermano nitidamente inchados. O correto era proibir a publicação de pesquisas.

  3. Daniel Menezes disse:

    Fela,

    pesquisa gera informação e o direito a informação é constitucional…

    Defendo que o correto seria estimular a multiplicação dos institutos de pesquisa. Até para minimizar os efeitos das sondagens enviesadas.

Política

Crônica de uma morte anunciada ou o que Rosalba tem que aprender com Micarla

Política

Direito da Democracia: Desincompatibilização