Rio Grande do Norte, terça-feira, 30 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 6 de junho de 2012

Faustão, Ana Maria, entre outros…”O Brasil cesurado”?

postado por David Rêgo

Faustão brincou com uma “consultora de moda”, a chamou de gorda, o ex-gordo talvez não veja nada de extraordinário na brincadeira, afinal, a escutou por muito tempo…. resultado da brincadeira: multa de 40mil. Ana Maria Braga “opinou” que a decisão de uma juíza (que teve como consequências não intencionais da ação  um assassinato seguido de suicídio) estaria errada, já que a liberdade do garoto resultou em mortes… resultado do comentário: multa de 140 mil. No RN um twitteiro, indignado com a política potiguar, proferiu “ofensas” contra políticos locais, resultado? Multa da mesma forma…

Afinal, para que serve a liberdade de expressão se não podemos exerce-la?

Alguns podem pensar: opa! Mas nestes casos não se trata de liberdade de expressão e sim um uso errado da mesma. Teimo em dizer que não. A liberdade de expressão só pode se efetivar quando o indivíduo não possuir mais “forças coercitivas” que o façam ter uma opinião específica, não tendo assim medo de manifestar suas ideias.

Foto: divulgação

Mas ora, algumas alas do judiciário ao agir da forma como vem agindo acaba “zelando” por uma censura em pleno regime democrático. As penas dadas aos “falantes” são completamente desproporcionais. Analisemos devidamente.

Quais foram os impactos sobre a vida emocional e financeira da consultora de moda quando Fausto Silva a chamou de Gisele Bucho? Ficou depressiva? Perdeu emprego? Caiu as vendas? Realmente foi gerado um constrangimento que fosse necessário 40mil para pagar o dano? Ofendeu? É só dar direito de resposta. Chamou de gordo? De imbecil? É só solicitar um pedido de desculpas e retratação formal em público. É assim que se faz nas escolas e funciona. O constrangimento público muitas vezes vale mais do que uma multa. Lembremos do célebre caso Brizola, onde Cid Moreira teve que ler o seu direito de resposta em rede nacional. Com certeza foi uma lição muito mais bem dada à rede globo do que simplesmente pagar uma multa.

Para os que não lembram ou não acompanharam o caso, ver o vídeo abaixo:

Parece que a sociedade brasileira vive uma verdadeira judicialização da vida cotidiana. Se chamar de feio é processado, se não concorda com uma decisão e “comenta”, paga multa. O que entristece é que não observamos isto para todas as classes sociais. Diariamente pessoas são humilhadas em programas policiais entre outros “circos” da mídia nacional. Dia desses, durante programa de rádio em Natal, os apresentadores ridicularizavam uma moça que tentou entrar com drogas no anus dentro de um presídio. A droga se destinava ao seu namorado. O nome da moça era repetidas vezes citado e fazia-se uma série de insinuações nada gentis sem contar uma série de ofensas etc. etc. etc. O que aconteceu com os apresentadores? Nada, claro, afinal, eles insultavam um pobre…

Com o pobre você pode brincar, o que não podemos fazer é questionar a elite, se questionada levamos multa… o recado de algumas alas do judiciário está dado para a população.

Acabamos percebendo que a elite brasileira continua a não entender o que é um país democrático e com liberdade de expressão.

Opa, acho que já estou falando muito…

 

 

David Rêgo

Sociólogo, antropólogo e cientista político (UFRN). Professor do ensino médio e superior. Áreas de interesse: Artes marciais, política, movimentos sociais, quadrinhos e tecnologia.

8 Responses

  1. Norton disse:

    O ruim da censura é que -[censored]-

  2. Gustavo Vilella Whately disse:

    Preparese para ser processado pela elite David…. kkkkk Excelente texto!

  3. Rafaela disse:

    Olha só, na minha opinião tá faltando pauta melhor né? Pq liberdade de expressão pra mim é bem diferente de falar qualquer merda num canal aberto de tv. Falando especificamente do caso do Faustão, brincadeira só se for de mau gosto, pq isso ele conhece bem. Tenho certeza de que ninguém gostaria de ter seu nome e imagem, principalmente uma pessoa pública (que trabalha exatamente com imagem), debochados em pleno domingo num programa (por pior que seja) de audiência considerável. Brincar é quando a pessoa é sua amiga e vc fala “tá gordinho(a) hein”. Outra coisa bem diferente é fazer chacota chamando de “Gisele bucho”. Realmente fiquei decepcionada com a “matéria”, que deve ter sido feita pensando no dia 07 de junho, Dia da Liberdade de Imprensa. Vcs poderiam ter feito algo melhor… E quanto a multa que ele vai ter que pagar, acho é pouco! Bem feito pra ver se ele deixa de constranger os outros e foca em algo mais interessante e útil. 

    • David Rêgo disse:

      Olá Rafaela,
      A matéria não foi feita pensando em dia 07 de Junho e o que se questiona aqui são as punições para “o que se fala”. a globo ofendeu brizola durante uma época, ele teve direito de resposta e a globo não precisou pagar multa, porém, o direito de resposta que foi dado à brizola surtiu muito mais efeito na “correção da postura da rede globo” do que se ela simplesmente tivesse pagado uma multa. o que se questiona aqui é a legitimidade de indenizações absurdas que nem nos EUA (país onde surgiu com mais força esta ideia de danos morais e indenizações altíssimas) são mais aplicadas. Se o objetivo é “corrigir o indivíduo” o que é melhor fazer? dar uma multa (que não resolve em NADA!!!) ou FORÇAR AQUELE QUE OFENDEU A PEDIR DESCULPAS E DIZER QUE ERROU?
      Eu acho que a segunda opção é melhor, já que moraliza…..no caso das indenizações…pfff, a globo vai pagar e nada vai mudar…
      Assim sendo, não é falta de pauta, e sim questionar como tentamos “fazer justiça”.
      🙂

    • Olá Rafaela,
      A matéria não foi feita pensando em dia 07 de Junho e o que se questiona aqui são as punições para “o que se fala”. a globo ofendeu brizola durante uma época, ele teve direito de resposta e a globo não precisou pagar multa, porém, o direito de resposta que foi dado à brizola surtiu muito mais efeito na “correção da postura da rede globo” do que se ela simplesmente tivesse pagado uma multa. o que se questiona aqui é a legitimidade de indenizações absurdas que nem nos EUA (país onde surgiu com mais força esta ideia de danos morais e indenizações altíssimas) são mais aplicadas. Se o objetivo é “corrigir o indivíduo” o que é melhor fazer? dar uma multa (que não resolve em NADA!!!) ou FORÇAR AQUELE QUE OFENDEU A PEDIR DESCULPAS E DIZER QUE ERROU?
      Eu acho que a segunda opção é melhor, já que moraliza…..no caso das indenizações…pfff, a globo vai pagar e nada vai mudar…
      Assim sendo, não é falta de pauta, e sim questionar como tentamos “fazer justiça”. 

  4. Costa disse:

    “Alguns podem pensar: opa! Mas nestes casos não se trata de liberdade de
    expressão e sim um uso errado da mesma. Teimo em dizer que não. A
    liberdade de expressão só pode se efetivar quando o indivíduo não
    possuir mais “forças coercitivas” que o façam ter uma opinião
    específica, não tendo assim medo de manifestar suas ideias.” As celulas neonazistas e os fundamentalista religiosos se baseam nisso, não é? Então eu posso caluniar, posso plantar notícias falsas, posso difamar, posso incitar o ódio, posso fomentar a violência. Posso fazer tudo,pois a liberdade de expressão é um direito acima dos demais direitos, certo? Mas isso tem sido feito há anos. Contra negros, gays, mulheres e resulta em violência. Pois já que você colocou a liberdade de expressão nesses termos eu imagino que ela é a própria “força coercitiva” para negros, mulheres, gay etc. Então minha liberdade de expressão pode constrager um colega de escola, pode constrager uma colega de trabalho, pode ridicularizar pessoas e pode sim fazê-las se sentirem inadequadas. Ou seja liberdade de expressão é para poucos. Não é isso? Seu texto foi tão ruim que eu espero  jamais ter que pagar disciplina ministrada por você na universidade. Aliás, as perguntas que você fez carencem de resposta. Pois não sabemos nada sobre o que ocorreu a vida da consultora depois do comentário do apresentador.

    • David Rêgo disse:

      O q sempre acho engraçado é a comparação ao nazismo quando não se concorda com algo. eu não concordo, é nazista ou facista. a crítica fica fora de contexto uma vez que afirmo que vc deve ser responsável pelo que fala e se falhou, deve ter a obrigação de pedir desculpas públicas ou dar direito de resposta, fato que A HISTÓRIA MOSTRA, funciona muito mais do que pagar multas. Transformar todas relações humanas em dados econômicos não resolve em nada, pois não educa, não dá o exemplo, não existe a desculpa pelo ocorrido, além de tudo. Por mais que a justiça tivesse, por exemplo, dado 1 milhão de indenização para brizola, ainda assim isto não representaria nada para a globo. porém, o direito de resposta que foi dado à época eternizou “a multa” e para sempre o vídeo está aí, para ser lembrado das bobagens feita por esta emissora. portanto, TEVE MUITO MAIS EFEITO NA LUTA PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO DO QUE SIMPLESMENTE UMA MULTA. Concluíndo…
      na realidade os negros, gays e mulheres sofreram justamente com um judiciário que não os deixa pronunciarem-se e quando o faziam eram ridicularizados. a liberdade de expressão não era dada à eles, aliás, ainda em dias de hj quando um negro ou gay invente de manifestar-se de maneira mais “exaltada” são logo alvos da fúria dos que defendem a judicialização da vida cotidiana. a postagem aqui feita muito mais auxilia negros e gays do que prejudica. nada de nazismo ou facismo, é preciso ler o texto todo e não citar apenas partes isoladas e descontextualizadas.

      Att.

      David L Rêgo

    • O q sempre acho engraçado é a comparação ao nazismo quando não se concorda com algo. eu não concordo, é nazista ou facista. a crítica fica fora de contexto uma vez que afirmo que vc deve ser responsável pelo que fala e se falhou, deve ter a obrigação de pedir desculpas públicas ou dar direito de resposta, fato que A HISTÓRIA MOSTRA, funciona muito mais do que pagar multas. o texto não busca idealismos e sim resultados práticos. Transformar todas relações humanas em dados econômicos não resolve em nada, pois não educa, não dá o exemplo, não existe a desculpa pelo ocorrido, além de tudo. Por mais que a justiça tivesse, por exemplo, dado 1 milhão de indenização para brizola, ainda assim isto não representaria nada para a globo. porém, o direito de resposta que foi dado à época eternizou “a multa” e para sempre o vídeo está aí, para ser lembrado das bobagens feita por esta emissora. portanto, TEVE MUITO MAIS EFEITO NA LUTA PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO DO QUE SIMPLESMENTE UMA MULTA. Concluíndo…na realidade os negros, gays e mulheres sofreram justamente com um judiciário que não os deixa pronunciarem-se e quando o faziam eram ridicularizados e multados, é contra justamente isto que sou contra. a liberdade de expressão não era dada à eles, aliás, ainda em dias de hj quando um negro ou gay invente de manifestar-se de maneira mais “exaltada” são logo alvos da fúria dos que defendem a judicialização da vida cotidiana. a postagem aqui feita muito mais auxilia negros e gays do que prejudica. nada de nazismo ou facismo, é preciso ler o texto todo e não citar apenas partes isoladas e descontextualizadas.
      Att.
      David L Rêgo

Sociedade e Cultura

Manual do Tuiteiro

Sociedade e Cultura

Mapas Potiguares: Má Gestão de Pessoas (Parte 3)