Rio Grande do Norte, segunda-feira, 29 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 12 de junho de 2012

Micarla e CMN: os principais eleitores de Carlos Eduardo

postado por Daniel Menezes

Carlos Eduardo, fortemente beneficiado pela polarização criada por Micarla de Sousa, que é desaprovada por 9 em cada 10 natalenses, tem agora mais um novo e forte eleitor: a Câmara Municipal do Natal.

A ânsia de desaprovar as contas da administração do ex-prefeito, exercício 2008, foi tão grande, que a CMN, além de não cumprir o rito jurídico adequado e esquecer o parecer do Tribunal de Contas do Estado, que aprovou os números da gestão Carlos Eduardo, conforme liminar concedida pela justiça em prol de “Tata”, ainda colocou o pré-candidato do PDT em posição ainda mais confortável.

A CMN jogou pesado demais e acabou se expondo. Agiu como uma dançarina de micro-saia, que acredita ser possível dançar forró num salão sem mostrar as pernas. Sem apresentar as “partes íntimas”.

Agora, além de encarnar o antimicarlismo, que vem beneficiando-o, Carlos Eduardo figura na cena pública como aquele que rivaliza com uma Câmara Municipal, que costuma aparecer nos jornais envolvida em casos de corrupção e/ou defendendo interesses de grupos empresariais em detrimento dos anseios da sociedade.

Se conseguir vencer a batalha jurídica contra a CMN, que tenta a todo custo torná-lo inelegível, Carlos Eduardo sairá ainda mais fortalecido politicamente e eleitoralmente.

O placar já está 1 x 0 para o ex-prefeito. É que o juiz Geraldo Mota, da 3ª Vara da Fazenda Pública, acabou pedido da tutela antecipada em favor do ex-prefeito. Na prática, anulou ato da CMN e permitiu que o direito de ser candidato de Carlos Eduardo transcorra em sua normalidade. A decisão  tem caráter provisório. A CMN promete recorrer.

As duas últimas pesquisas mostram crescimento de Carlos Eduardo na pergunta estimulada e, mais fundamental, na pergunta espontânea, que também mede o nível de lembrança e tende a apontar uma escolha com maior firmeza por parte do eleitor. A evolução do ex-prefeito também se deve, é importante ressaltar, ao apoio da ex-governadora Wilma de Faria.

 

Ver dados da pesquisa Nominuto/Consult

Do nominuto

Estimulada

O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) cresceu quase 12 pontos no levantamento estimulado divulgado hoje pela Consult, contratada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil, o Siduscon.

Em maio, o pedetista tinha 47,3% de intenções de voto e agora aparece com 59,2%, após a desistência da ex-governadora Wilma de Faria (PSB), seguida por manifestação de apoio ao nome do ex-prefeito.

Os demais candidatos não avançaram ou regrediram além da margem de erro da pesquisa, de três pontos percentuais. Rogério Marinho (PSDB) marcou 8,5%, seguido por Hermano Morais(PMDB – 5%), Fernando Mineiro (PT – 3,2%) e Micarla de Sousa (PV – 1,8%).

A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 10 deste mês e registrada sob o protocolo RN-00020/2012 – TSE – TRE.

Do nominuto

Indecisos caem e Carlos Eduardo cresce 12% na pesquisa espontânea

No levantamento espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, a pesquisa Consult/Sinduscon indicou que mais de 43% dos eleitores natalenses ainda não sabem em quem votar nas eleições municipais deste ano.

O índice indica que o eleitor está consolidando seu voto. Em maio, a estatística era de 56%. Carlos Eduardo Alves (PDT) lidera. Ele cresceu 13% em relação ao levantamento anterior. Os mais citados foram:

Carlos Eduardo: 35,4%

Wilma de Faria: 5,9%

Rogério Marinho: 1,7%

Fátima Bezerra: 1,1%

Hermano Morais: 1,0 %

Micarla de Sousa: 0,9%

Outros somaram 1,7%. A margem de erro da pesquisa é 3% e o índice de confiabilidade de 95%. A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 10 deste mês e registrada sob o protocolo RN-00020/2012 – TSE – TRE.

 

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

Comments are closed.

Política

Democracia e autoritarismo pseudo-revolucionário: uma nova ameaça sobre as universidades

Política

Direito da democracia: partidos políticos, fidelidade e autoritarismo