Rio Grande do Norte, domingo, 19 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 27 de junho de 2012

Novembro de 2010: Micarla de Sousa contraria recomendação do MP e contrata OS-IPAS em processo relâmpago

postado por Carta Potiguar

Do Portal Vermelho,

Por Wellington Duarte, Professor da UFRN

Publicado em 05 de Novembro de 2010

 

UPA de Pajuçara: Ministério Público X Micarla

 

E a prefeita Micarla de Sousa (PV) não pode respirar, mesmo depois de sua adesão despudorada e de última à candidatura de Dilma Rousseff (PT). Por Wellington Duarte*

 

Considerada a pior prefeita das capitais do país e com uma administração ancorada numa aliança com o DEM, agora se vê as voltas com o Ministério Público, que ingressou com uma Ação Civil Pública exigindo que a Prefeitura retome a gestão da Unidade de Pronto Atendimento de Pajuçara, que está sendo gerida pelo Instituto Pernambuco de Assistência a Saúde (IPAS).Por O IPAS foi contratado pela Prefeitura sem licitação e sequer funciona em Natal. Além disso a administração municipal tornou a IPAS uma “organização social”, exigência necessária para que ela pudesse atuar em Natal, num processo que durou…um dia!!

O QUE É UPA?

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) fazem parte de um conjunto de ações do governo federal para atuarem como estruturas intermediárias entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os hospitais, e visa melhorar o atendimento à população, desengarrafando o atendimento nos hospitais.

COMO FOI “IMPLANTADA ” A UPA DE PAJUÇARA

No dia 3 de junho a prefeitura publicou uma Lei (6.108) sobre a qualificação de entidades sem fins lucrativos como organizações sociais. Dois dias depois, em 5 de junho, o IPAS entrou com um pedido para qualificá-la como “organização social” e foi aceito no mesmo dia (sic). Três dias depois a apressada prefeitura publicou o Termo de Dispensa de Licitação, já contemplando o IPAS e no final do dia tava tudo resolvido.

Antes mesmo da inauguração da UPA de Pajuçara a prefeitura “adiantou” R$ 1,5 milhão para o IPAS, ninguém sabe por que, embora o MP afirme que foi para possibilitar ao IPAS implantar-se em Natal. Ué? Você contrata uma empresa e adianta dinheiro para a empresa se instalar? Não entendi.

Agora a prefeita vai ter uma queda de braço com o MP e a população de Natal vê mais uma “grande ação” da administração que chegou para ser o “novo” e mostra sua face velha e inepta.


Carta Potiguar

Conselho Editorial

One Response

  1. Inacio Loyola disse:

    Micarla de Sousa sabia de tudo e brigou com o ministério público pelos contratos com OS. Carta Potiguar, somentes vocês apresentaram as ligações de Micarla com as OS. Ninguém mais voltou no tempo para mostrar essa aproximação. Por isso sou carta potiguar de carteirinha.

Política

Terceirização, ONGzação ou pilantrização?

Política

Prefeitura do Natal emite nota de esclarecimento sobre Operação Assepsia