Rio Grande do Norte, sábado, 18 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 8 de setembro de 2012

Caos na saúde, protestos e a #DitaduraCiarlini

postado por Daniel Menezes

Semana passada, estudantes pacíficos, protestando contra aumento da passagem de ônibus, que prejudicaria 450 mil pessoas, foram às ruas e receberam, como resposta, tiros e bombas dos PMs completamente despreparados.

Agora, mais uma vez, um movimento democrático e pacífico foi parado com truculência. Sindicatos, estudantes e associações se uniram para, no 07 de setembro, pedir a melhoria do sistema de saúde do RN. Lutavam pelo fim dos corredores super lotados, mortes desnecessárias, por um serviço humano.

E a Polícia Militar, comandada pela governadora Rosalba Ciarlini, chegou para “reestabelecer a ordem”, conforme justificou o Coronel Araújo na semana anterior. Não teve pena. Sobrou até para procuradores e representantes da OAB.

#DitaduraCiarlini

A governadora não dialogou com grevistas, baixou o apelidado Ato Institucional para impedir protestos na governadoria e agora, para mostrar como tem cultura democrática, envia seus soldados para bater em estudantes pacíficos e nos manifestantes que lutam por saúde de qualidade, um direito que deveria ser considerado básico.

Se a Polícia Militar agride uma procuradora da fazenda nacional, Elke Cunha, na frente da governadora, em plena luz do dia, no 07 de setembro, caro leitor, imagine como deve ser o “baculejo”, a noite, na periferia de Natal.

 

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

4 Responses

  1. Todos sabemos qual é o DNA de Rosalba e do pefelê em geral; é o DNA das origens aristocráticas e ditatoriais, que nutre um indisfarçável desprezo não só a qualquer prática democrática e republicana, mas a qualquer coisa que tenha vindo depois de 1789. Isso é o que dá quando coronéis ganham poder decisório em esferas públicas: porrada, porrada e porrada aos insolentes que tem o atrevimento de questionar sua forma de governar. Província, RN, eis tua maior vocação.

  2. ALMEIDA disse:

    VENHO AQUI SER PELOS POLICIAIS QUE CUMPREM ORDENS A CULPA TODA E DESSE GOVERNO DITADOR

  3. Daniel Menezes disse:

    Concordo, Almeida.

  4. Caio Cesão disse:

    Eu sabia que se colocassem uma candidata do DEM/PFL/ARENA no poder resultaria nisso.

    Lamentável.

Política

Sobre o moralismo despolitizante de alguns membros da #RevoltadoBusao

Política

A democracia do sopapo