Rio Grande do Norte, sexta-feira, 17 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 2 de outubro de 2012

Mineiro é o candidato que apresenta maior crescimento na pesquisa Certus/Tribuna do Norte

postado por Daniel Menezes

Faz um mês falo: abram margem para surpresa.

Minha análise, que foi acusada de ter fundo político, vem se mostrando acertada. Afinal, os únicos dados existentes não são os das sondagens registradas e veiculadas pelos jornais locais.

Mineiro foi o que mais cresceu na sondagem Certus/Tribuna do Norte. A curva de ascensão de Mineiro, conforme pesquisas, é a mais elevada.

Pelo levantamento citado, segundo turno já estaria garantido com uma folga de 3,21%, que é a vantagem que todos os candidatos conseguem colocar quando confrontados com Carlos Eduardo Alves.

ESCOLHA

Carlos Eduardo está praticamente garantido no segundo turno. Daí que o eleitor deve fazer uma escolha: mandar Hermano Morais para a disputa com o ex-prefeito e passar mais um mês assistindo a picuinha entre os dois que não leva a nada, ou votar em Mineiro e ter a certeza de que haverá um diálogo substantivo sobre as questões que são importantes para a cidade – coleta de lixo, recuperação da cidade, saúde, educação, cultura, etc. Mineiro vem se mostrando o mais preparado para qualificar o debate.

PESQUISA

Pesquisa Certus/Tribuna do Norte  para prefeito de Natal – Estimulada

Carlos Eduardo Alves: Está com 40,16% – Antes: 44,75%

Hermano Morais: Está com 19,49% – Antes: 16,88%

Fernando Mineiro: Está com 13,26% – Antes: 7,65%

Rogério Marinho: Está com 8,38% – Antes: 7,38%

Robério Paulino: Está com 2,05%

Roberto Lopes: Está com 0,19%

Nenhum: 10,82%

Não sabe: 5,56%

Para essa pesquisa, foram aplicadas 1.026 entrevistas, entre os dias 29 e 30 de Setembro de 2012. O registro da pesquisa na Justiça Eleitoral tem o número nº RN-00180/2012.

 

 

 

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

15 Responses

  1. Flavio Rangel disse:

    #MineiroNoSegundoTurno seria lindo ver Carlos Eduardo e Mineiro debatendo a cidade.

  2. Daniel Menezes disse:

    Flavio,

    vou votar em Mineiro porque entendo que ele é o mais preparado e o que mais encarna um projeto democrático de renovação.
    Não duvido da seriedade de Hermano, mas ele não representa renovação. É a mesmice.
    Penso também que, independentemente de quem seja o vencedor, Mineiro no segundo turno é a certeza de um debate qualificado, de Natal como o centro do diálogo.

  3. Lucas disse:

    Daniel, depois voce reclama das criticas, poxa Mineiro ta muito mais em empate com Rogerio Marinho do que disputando com Hermano Morais, aonde voce ve condiçoes de Mineiro no segundo turno? Outras considerações, Hermano não é sério, vai ser uma catastrofe tal qual micarla, conheço a má índole de alguns dos apoiadores de Hermano e te garanto não devem em nada ao caso la do indicado de Gilson Moura no ipem, um segundo turno entre Hermano e Carlos Eduardo isso sim seria uma tragédia. Ate acredito na boa pessoa de Mineiro e mais uma vez venho destacar que o grande problema dele é o partido ao qual está vinculado, está provado e votado em ultima instancia do que o PT é capaz, essa conversa de melhorar o debate é conversa pra boi dormir, quer conhecer o PT, olha pro prefeito de recife, vai la em fortaleza e pergunta pela Luiziane, procura saber como a Bahia ta feliz e contente com a tragédia do atual governador, ai voce vai conhecer o execelente debate que o PT é capaz de proporcionar.

  4. Daniel Menezes disse:

    Lucas,

    Mineiro apresenta mais de 20 anos de trabalhos legislativos. E digo sem medo de errar: esteve presente em todos os projetos, nesses últimos 20 anos, que trouxeram ganhos efetivos para a cidade.
    01 O premiado plano diretor de Natal foi de sua relatoria.
    02 Ele é o que está em todos os debates que defendem os movimentos sociais. Não é coisa apenas de eleição, como alguns produziram de última hora.
    03 Mineiro está sempre presente na UFRN, debatendo a cidade. Experimente conversar com ele e veja como ele é preparado. Ele é acessível e vai dialogar. Não é sectário.
    Nesse sentido, me sinto muito a vontade para falar que Mineiro é o candidato que apresenta a candidatura mais fortemente munida de preparo técnico, desejo de renovação aliada a uma concepção democrática de política.
    PS. A curva de Mineiro é a mais acentuada, mais até do que a de Hermano. O crescimento de Mineiro, conforme pesquisas, é maior do que o de Hermano. Faça a evolução dos números e não me deixe mentir.
    PS.2. Querer comparar Mineiro com os outros candidatos que tem chances eleitorais é até injusto, caro Lucas. Porque, se você analisar a história de todos, vai perceber a diferença entre eles.
    PS.3. Além disso, é de uma grande irresponsabilidade deixar que CEA e Hermano irem para o segundo turno. Mineiro não é da mesma farinha das demais candidaturas e pode trazer uma visão de política mais democrática e inclusiva para a cidade.

  5. Daniel Menezes disse:

    Lucas,

    eu não reclamo das críticas. Eu apenas reclamo quando sou insultado… ou ficam insinuações de que eu tenho “peixe” na UFRN, se eu tô lá como professor substituto e na pós-graduação porque passei em concursos…
    Abs e é bom vê-lo novamente por aqui.

  6. Caio Cesão disse:

    Você deve ter peixe na UFRN, Daniel, isso é bem normal. Mas isso não vem ao caso agora!

    No mais, parabéns pelo artigo!

    Cadastre-o logo no seu lattes para você ganhar mais ponto em eventual concurso pra professor.

    Até porque um artigo desse está quase próximo de um qualis A1.

    =P

  7. Mineiro irá ‘qualificar’ o debate, sério isso? Falando sério, prefiro ver o Rogério Marinho/Agripino no poder que essa Corja do pt…

  8. daniel menezes disse:

    Caio me diga o peixe. Nao trabalhe com assassinatos de reputacao, com insinuacoes so para desqualificar. Nao trabalhe como o dem, que vcs dizem diferir.

    • Caio Cesão disse:

      “Vocês”?

      Se está insinuando que sou integrante de algum partido que você tanto odeia, está enganado. Eu voto em Robério e Amanda, mas nunca participei SEQUER de um movimento juntos com eles. Não sou filiado, se é o que pensa.

      E quem é de direita é você, não eu. Quem está pagando de “Diogo Mainardi” aqui no seu diário pessoal, é você.

      =P

    • Caio Cesão disse:

      Não estou assassinando a sua reputação.

      Só estou te indignado com o fato de você agir de forma parecida com o Diogo Mainardi, enquanto a revista deveria ser uma “nova alternativa”.

      Lamentável.

      Mas… tudo bem… você faz o que você quiser.

  9. daniel menezes disse:

    Agora eh lindo, isso.
    eu to sendo desqualificado na imprensa de direita por diferir das posturas conservadoras da cidade…. e na ufrn levo porrada por aqueles que se dizem de esquerda, mas utilizam da mesma estrategia de desqualificacao moral…

  10. daniel menezes disse:

    Caio,

    o peixe? Diga o meu peixe… essa estrategia de lancar insinuacoes nao eh de quem quer argumentar, mas de quem desqualifica. Uma pena pq sempre pauto o meu debate por argumentos….

    • Caio Cesão disse:

      O peixe foi uma dedução. A forma com que você se fez de vítima em uma de suas publicações, a meu ver, parecia que alguém inventou aquele boato quebrando algo que já estava totalmente arquitetado pra você na UFRN.

      Achei até estranho seu comportamento por causa de um boato.

  11. daniel menezes disse:

    Caio, nao disse q vc era do dem ou de qualquer outro partido. O que disse eh que essa estrategia de desqualificacao moral, tentando queimar o individuo pra desqualifcar o argumento nao eh nada reflexiva….
    vc diz q eu tenho um peixe, lanca uma duvida no ar e depois se isenta do debate. Qyem fazia isso era o mainardi, a quem vc alia o meu nome…

    • Caio Cesão disse:

      Como eu estou te desqualificando? Eu te chamo até de doutor algumas vezes.

      Só me deixa puto é ver os militantes do PT achando normalíssima essa babação a Carlos Eduardo.

      Lamentável!

      Meus “surtos” por aqui, que você tanto reclama, giram em torno disso.

Política

Para além da #RevoltadoBusão: ativismo na sociedade do espetáculo.

Política

TRE recua e diz que Carlos Eduardo não manipulou pesquisa