Rio Grande do Norte, segunda-feira, 29 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 4 de novembro de 2012

Paulinho Freire, aumento da passagem de ônibus e a presidência da Câmara

postado por Daniel Menezes

Email enviado pelo leitor

 

Não sei se você é o canal mais adequado para postar denúncias à Carta Potiguar. Na dúvida, não custa tentar.

Acho que só vocês têm independência suficiente para tratar da pauta que vou sugerir. E pena que eu, por compromissos funcionais com alguns envolvidos na trama, não possa denunciá-la diretamente.
Notem que o novo prefeito de Natal, Paulinho Freire, vai mexer na equipe de Secretários, certamente que sob o critério da eficiência. Conceitos de eficiência, porém, há para todos os gostos.
O secretário da SEMOB, por exemplo, no conceito de Paulinho, é um intocável.
Ocorre que o Ministério Público afastou Micarla por ataque ao erário público, mas vem aí o ataque ao bolso do usuário do transporte público, ou do contribuinte.
Como devem saber os amigos de Carta Potiguar, a eleição de presidente da Câmara é bem mais cara que a mais cara das eleições de vereador. Para garantir a maioria simples, cada voto tem peso de ouro. Líder de fato da turma do SETURN, na Prefeitura e na Câmara, Paulinho possibilitará algum refresco às empresas de ônibus. Como recompensa, o SETURN resolverá pendências da campanha eleitoral, ainda não saudadas, e viabilizará, financeiramente, a eleição de Paulinho à presidência da Câmara.
Lembram da licitação das linhas de ônibus? Ela será tratada, com o SETURN e a equipe de transição de Carlos Eduardo, nos seguintes termos: Paulinho lança o Edital e agenda as fases da licitação, para ocorrer na gestão Carlos Eduardo, que por sua vez respeitará o acordo. A licitação, embora correta e necessária, é dote mais valioso a ser entregue às empresas, que necessitam de segurança jurídica.
Lembram do fracassado aumento da tarifa de ônibus, dado por uma simples portaria do secretário da SEMOB que foi anulada pela Câmara? Ele voltará à agenda, também de forma acordada, entre a nova Prefeitura e a equipe de transição. Afinal, Carlos foi acusado, na campanha, de dar 6 aumentos de tarifa quando foi prefeito. Logo, respeitará uma nova tarifa, na transição, especialmente porque o ajustamento de conduta, firmado por Micarla, Ministério Público e SETURN, na ocasião do último reajuste de tarifa, em janeiro de 2011, acordou para janeiro de 2013 o próximo aumento. Para justificá-la, Paulinho e a SEMOB têm argumentos de sobra, poupando Carlos Eduardo. Na escala de valores, esse o segundo dote mais valioso.
Por fim, lembram de que a SEMOB aventou a possibilidade de redução de impostos municipais para as empresas? Ela voltará, como alternativa a uma tarifa menor e provisória, igualmente acordada com a transição de Carlos Eduardo. Na escala de valores, esse dote não é muito valioso. Há qualquer momento, a depender do comportamento das receitas municipais, essa redução poderá ser extinta por Carlos Eduardo.
Como podem ver, Paulinho será mensageiro de boas festas: para Carlos Eduardo, que assume sem ter que decidir assuntos impopulares; para muitos vereadores, que verão enfim aberto o cofre do SETURN; e para si mesmo, que trocará a chefia do Poder Executivo pela do Legislativo, com as bênçãos de todos. Mas, como dizia o velho e conservador economista norte-americano, Milton Friedman, não existe almoço grátis. Para quem vai a conta? Vocês podem ajudar ao povo entender.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

2 Responses

  1. Lucas disse:

    Daniel, você não disse que CEA era diferente de hermano, que tinha independência do seturn, que as propostas dele eram as que mais se pareciam com mineiro? E aí, parece que a conta da mentira que você ajudou a disseminar vai vir muito antes do que você imaginava né, ou será que mineiro faria o mesmo dessa denuncia? O que importa é que a tese do voto nulo acaba de se confirmar, e tudo com o apoio do PT, eu não esqueci nem vou esquecer, e vou cobrar todas as vezes dos irresponsáveis por quererem fazer de CEA o que ele nunca foi, uma alternativa.

  2. Ozanir disse:

    A alternativa era o professor Robério Paulino do PSOL que era o único candidato diferente das “forças políticas conservadoras” nesta eleição. Ele disse, em entrevista a’O Poti/Diário de Natal, que o PT não representa mais a esquerda. Segundo Robério, o partido, que tinha como candidato a prefeito o deputado estadual Fernando Mineiro, virou a sombra das oligarquias do Rio Grande do Norte. Paulino lembrou que a sigla fez parte das gestões do ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) e da ex-governadora Wilma de Faria (PSB). Robério criticou o ex-prefeito. Segundo ele, o pedetista tem sua parcela de responsabilidade pelos problemas que Natal enfrenta hoje

Política

Sobre o afastamento de Micarla de Sousa e a atitude antidemocrática do TJ-RN

Política

Eleições, coligações e reforma política