Rio Grande do Norte, segunda-feira, 29 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 10 de janeiro de 2013

Robinson Faria tem pressa

postado por Daniel Menezes

O vice governador Robinson Faria (PSD) organizou um encontro no último final de semana em que responderam presente nomes significativos da oposição. Passaram pela reunião em sua casa de praia as deputadas federais Fátima Bezerra e Sandra Rosado, o prefeito de Natal Carlos Eduardo, o prefeito de Parnamirim Maurício Marques, deputados estaduais, etc.

Tabuleiro de xadrez, peças e relógio de xadrez - imagem 2Para muitos, uma demonstração de força. Sem dúvida que é significativo, do ponto de vista da pose para foto, a junção dos principais políticos da oposição. Porém, ficou claro também – e isto foi pouco explorado – que Robinson Faria tem pressa em equacionar o cenário para 2014.

Robinson deixa transparecer o medo de já ter assistido a esse filme – larga na frente, se lança candidato ao governo do estado e morre de inanição política, se afoga perto de chegar na praia.

Enquanto o vice governador rompido com Rosalba já diz a que veio, Garibaldi Alves, hoje o principal político com condições de desequilibrar a disputa para um dos lados, se segura.

O bajulado senador de um milhão de votos sabe que pode manter a “tripla” relação sem maiores problemas. Ensina ao Sr Carlos Augusto Rosado o significado da palavra tutela, por um lado. E, por outro, flerta com a oposição, não fechando a porta até para uma terceira chapa PMDBista.

Arriscaria um palpite relativamente vago – Garibaldi, disputado por todos, não vai para a oposição, para fortalecer uma candidatura ao governo de Robinson Faria. Se puder – e ele pode – vai ficar aonde tiver melhores condições de liderar o processo eleitoral de 2014.

Enquanto Robinson Faria tenta criar um fato político em pleno período de férias, Garibaldi atua como um jogador que sabe o valor de deixar o tempo do relógio do oponente passar. No xadrez e na política, a tática costuma levar a vitória.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

One Response

  1. Lucas disse:

    Quão ruim ainda pode ficar o RN? Robinson Faria, é o mesmo que ajudou a eleger micarla, ajudou a eleger Rosalba, e agora, não feliz com o buraco que suas escolhas causaram em natal e no rn, decide ele fazer pessoalmente a besteira. Robinson tem historico em indicar pessimos candidatos e auxiliares para esses candidatos piores ainda, seu filho demonstra todos os dias o que os faria acham da política, ladrao ele pode ate nao ser, e nao ha provas nem sequer indicios de falcatruas dele, porem sua incompetencia é notoria, e governante incompetente é tao pernicioso quanto os governantes ladroes. 2014 vem ai, e as alternativas que temos nao sao nada promissoras. Para registro sobre o post, robinson largou cedo demais nessa corrida, ta com pinta de cavalo paraguaio.

Política

Paulo Araújo: o novo secretário de comunicação do Governo do Estado

Política

Os diversos cenários de José Serra