Rio Grande do Norte, segunda-feira, 29 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 14 de março de 2013

Habemus Papam Ditatore

postado por Daniel Menezes

Por que queríamos tanto um papa brasileiro? Ora, para quem preza pelo direito das mulheres, dos homossexuais e outras minorias, a escolha de um bispo verde amarelo para o posto máximo da igreja representaria um retrocesso. Seria mais um censurador dos avanços para chamar de nosso.

14-reutersA expressão papa progressista é uma contradição entre termos. Se olharmos historicamente para a Igreja, ficará claro que sua linha é de conservação do status quo, de consagração da tradição e de afirmação da hierarquia – até hoje só apenas 115 homens votam no conclave para escolha do líder católico.

Vale a pena ler, nesse sentido, o perfil traçado pelo Opera Mundi do novo papa argentino. Conforme pesquisadores daquela nação, ele “passou a mão” na cabeça de sequestradores dos filhos de presos políticos, facilitou a prisão de padres no período da ditadura por parte dos militares, foi contra o direito promulgado no país de Kirchner e Messi de pessoas do mesmo sexo se casarem e fez forte oposição a atual presidente do seu país. Entre as alegações para não votar em Cristina, enfatizou que a bíblia é clara – só homens podem comandar a política.

 

Novo papa já foi acusado de cumpliciadde com crimes da ditadura argentina

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/27792/novo+papa+foi+denunciado+por+cumplicidade+com+crimes+da+ditadura+argentina.shtml

 

OPOSIÇÃO AO GOVERNO DILMA QUERIA ODILO SCHERER

Leia também o texto de Paulo Moreira Leite na “Isto É” e entenda porque a oposição ao governo Dilma torceu tanto pela vitória de Odilo Scherer.

O papa que não foi

http://www.istoe.com.br/colunas-e-blogs/coluna/282959_O+PAPA+QUE+NAO+FOI+

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

3 Responses

  1. Lucas disse:

    Certas contradições são tao fáceis de serem percebidas, pois vejamos, os homossexuais querem todos os direitos de falar e se posicionar como bem entenderem sem ser criticados, mas vai o papa, ou qualquer pessoa se posicionar contra a homossexualidade que o mundo cai. Para que os homossexuais querem tanto assim ter aprovação de igreja? Eu sou a favor da união estável entre pessoas do mesmo sexo, ninguém tem nada a ver com a vida de quem quer que seja que queira viver sobre o mesmo teto, sejam eles um homem e uma mulher, dois homens ou duas mulheres, mas já ta enchendo o saco e passando dos limites essa tentativa de fazer a tudo e a todos engolir a seco as vontades dos homossexuais, como se todos os direitos pertencem a eles sem o ônus de possuírem nenhum dever, é preciso ter cuidado que quem muito procura um dia acha, e acho que os homossexuais estão querendo ser vistos como intransigentes e ditadores de costumes dessa forma, deixa o papa e suas ideias em paz e na dele, nao precisa ficar dando ouvidos nem ficar criticando, bater boca nao é uma estrategia muito feliz.

  2. Herico, vc acha mesmo tão improvável assim essa inferência ter sido proferida pelo atual líder de uma instituição cravejada de preconceitos e contrasensos? Fonte: história da humanidade.

    Lucas, não vejo que haja um pedidp de aceitação nas reivindicações lbgt, mas uma forma de chamar atenção para um fato óbvio: a igreja ainda é forte o suficiente pra influenciar. E , por exemplo, a ida do Bento XVI no natal do ano passado excumungar gays eh gastar muita energia e preterir assuntos tao mais urgentes nesse mundao sem porteira. Por exemplo, por que nao usar o poder que ainda tem pra buscar medidas de combate aa fome mundial?

  3. O que eu sei da historia da igreja é apenas os que os livros de historia contam. Infelizmente não podemos exceder os meios disponíveis, nem temos como comprovar ou não as infindáveis e recorrentes denúncias de pedofilia, por exemplo. Mas, na boa, vamos que as “falhas” acompanhem os seres humanos até mesmo se filiados a uma instituição “sacrosanta”. resolveríamos a questão jogando para as exceções. Ok. Mas ainda assim nao chegariamos ao cerne sda questao. Que, por sinal, questōes (plural infindavel) que me acompanham desde que passei por essa instituição e de la saí (batizada, crismada e com tanta estagnação). Pois se consegues, me ajuda com esses itens: 1) inquisição 2) resultados direto na percepçãode bem social (ja morei em 4 Estados distintos e nunca pude comprovar benefícios reais tampouco destino dos dizimos) 3) repúdio enfático de opção sexual enquanto o mundo se esfacela em miséria, fome e violência.

Sociedade e Cultura

Eu sou um idiota

Sociedade e Cultura

Karl Marx, 130 anos de um legado vivo