Rio Grande do Norte, segunda-feira, 29 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 17 de abril de 2013

Rosalba, você precisa agir!

postado por Daniel Menezes

Racionamento já é palavra de ordem pelos corredores da CAERN. Se até maio não chover, a medida se tornará realidade.

AudeSecandoFico com a impressão de que a sociedade não tem a dimensão da gravidade da situação – lavam calçada com a maior naturalidade.

Os reservatórios estão vazios. A Lagoa de Extremoz, que abastece a cidade, além de São Gonçalo e parte da zona norte de Natal, já se encontra com 40% de sua capacidade. Lençol freático também diminui de tamanho.

E as previsões não são animadoras. Em março choveu cerca de seis vezes menos do que a média histórica. Se os técnicos não estiverem errados, a escassez não irá se reverter à curto prazo.

As adutoras não têm de onde retirar água para abastecer o interior.

O gado morre. Milho subsidiado é muito pouco. O norte-riograndense sofre. O carro pipa do governo federal é só paliativo.

images (2)O que Rosalba Ciarlini espera? Por que não vemos uma grande mobilização da gestão em prol da minimização dos problemas?

Mencionou estado de calamidade. Sim, é daí?

Discursar e posar para foto em seminário sobre uma adversidade, que já é de conhecimento centenário desafia a inteligência de qualquer cidadão.

O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) propôs algo concreto: a formação de um gabinete de crise. Sugestão boa não se recusa. Não é hora de olhar para cor partidária.

Outro meio seria utilizar a publicidade para fins educativos. Ao invés de alardear obras faraônicas, falar de elefante branco, por que não tentar conscientizar a população sobre o cenário de calamidade?

O que não pode é fingir que o caos não existe, ou economizar publicidade, para usá-la com amenidades mais próximo da campanha eleitoral.

O RN está em guerra. Mas o exército (a dita classe política) está disperso e sem comando.

Rosa, como você é chamada pelos bajuladores, é hora, de fato, de ação e realização.

Só rezar para São Pedro não dá!

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

Comments are closed.

Política

Saraiva está vendendo "Discurso e argumentação no Blog 'Fatos e Dados' da Petrobras"

Política

Os ataques de Boston e a lógica do eterno retorno do terror: zizekiações