Rio Grande do Norte, segunda-feira, 29 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 16 de maio de 2013

#RevoltadoBusao:”Os oficiais recebem ordem pra gente quebrar os estudantes na porrada”, diz policial

postado por Daniel Menezes

Por Zé Martins
No Facebook

Foto 02Eu estava me deslocando para casa depois de ver um show de artistas maravilhosos, quando chego em determinado local, próximo de minha casa, encontro a rua interditada, estaciono o carro próximo a um restaurante e sento para capitar os acontecimentos. Era repressão da polícia para com os estudantes que estavam reivindicando contra aumento abusivo das passagens de ônibus. Na mesa ao lado tinha um jovem revoltadíssimo com a situação. Ele é policial e não concordava com o tratamento dos seus colegas para com a população, ouvi alguns trechos de sua revolta que me chamou atenção, leiam:

“… Eu não vou para uma operação dessa de jeito nenhum, os oficias recebem ordem pra gente quebrar os estudantes na porrada… e eles botam na cabeça da gente que os estudantes são baderneiro e afirmam: “pode baixar o cacete que eu assumo lembre-se que isso é uma ordem, entendido?” “Sim senhor!”… eu dou sempre uma desculpa, uma daquelas receitas de bolo, “tõ doente”, enfim faço qualquer coisa mais jamais irei pra rua baixar o cacete no estudante/na população até porque eles (a população) é quem pagam meu salário. Também sou estudante e sei, nós os estudantes estamos certos, não vou de jeito nenhum… queria que vocês vissem a lavagem cerebral que a gente se submete… não sei como os meus colegas não percebem que na verdade deveríamos mesmo era defender o povo e não esses políticos e empresários exploradores do povo…”

Como eu não podia ficar mais tempo ali, sai refletindo o que aquele soldado desabafava numa mesa de restaurante.

Imagem: Alex Regis

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

3 Responses

  1. Muito revoltante o abuso das autoridades superiores.

  2. absurdo tudo isso. ;(

  3. Wagner disse:

    Texto “falso” ou não, essa postagem conseguiu uma coisa… e ela está aqui nestes mesmos comentários. Levantar a voz de pessoas tão medíocres quanto esses “cidadãos” que acham que deveríamos voltar à época “aurea” do regime militar. Francamente, quando achamos que as pessoas dessa cidade estão mudando… nos deparamos com isso.

Política

#RevoltaDoBusão: o inconformismo que não teme dizer seu nome

Direitos Humanos

#RevoltadoBusao: "Você sabia tu pode ser levado para delegacia por desobediência?", diz o PM a jovem que filmava sua ação