Rio Grande do Norte, domingo, 28 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 17 de junho de 2013

O RN vai à luta e não é só por centavos…

postado por Dennys Lucas

O RN vai à luta e não é só por centavos…

A onda de protestos por Mobilidade Urbana toma conta de todo território nacional. O Rio Grande do Norte tem sido sempre protagonista. Antes circunscrita nos limites da capital, avançou sobre a região metropolitana, agora chega até Mossoró.
imageSob o nome Movimento Pau de Arara – nomenclatura de modo de transporte irregular em que pessoas são “carregadas” no mesmo compartimento de mercadorias, ou tipo de tortura utilizada nos porões da ditadura, música do velho Luiz Gonzaga ou bloco de carnaval que saía no Vale do Assú na década 70 e 80 – Mossoró vai às ruas.
O Pau de Arara convoca ato pelo Plano de Mobilidade Urbana de Mossoró, com a chamada “Transporte é um Direito!” para às 7h, desta terça-feira, 18/06, na praça do PAX. Vale salientar, o movimento já busca articulação para colocar na Lei de Diretrizes Orçamentarias (LDO), que já está nas mãos dos vereadores, propostas e instrumentos de melhorias no transporte da cidade, principalmente para os estudantes universitários que hoje dependem do “carona amiga”.
(Portanto, a chamada é por pressão. Na democracia é assim, grupos de interesses pressionam por suas agendas.)
[O “carona amiga” foi a saída encontrada por milhares de estudantes da UFERSA e Uern que precisam sair da universidade e não tendo acesso ao transporte público ficam na dependência da carona de seus colegas e desconhecidos que tem carros e motos, ou então são obrigados a caminhar sob aquele sol de Mossoró que todos nós já conhecemos.]
Vale ressaltar, para não ficarmos olhando só para o restante do Brasil, que cidades como Macaíba, Ceará-Mirim e Parnamirim, já se organizam e pautam acesso e qualidade ao transporte público na região metropolitana de Natal.
Se o estopim pode ter sido o preço, a realidade dos estudantes da Escola Agrícola de Jundiaí, das zonas rurais ou mesmo urbanas – mas esquecidas do desenho de transporte – da região metropolitana não é muito diferente. Eles querem acessar à cidade e com qualidade.
Macaíba, inclusive, vem realizando audiências públicas. Parnamirim vem chamando atos específicos. E Ceará-mirim vem chamando reuniões de organização.
“Indignai-vos”!!!

Dennys Lucas

Comments are closed.

Cidades

Natal também se insere na JORNADA NACIONAL de LUTA "COPA PRA QUEM?"

Cidades

#RevoltadoBusão: ato nacional dia 20 de junho