Rio Grande do Norte, domingo, 28 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 17 de junho de 2013

#RevoltadoBusão: ato nacional dia 20 de junho

postado por Túlio Madson

busãoÉ constrangedor perceber que alguns que bradavam contra a #RevoltadoBusao, ou a ignoravam, compartilham, em redes sociais, mensagens de apoio ao protesto em SP. Pessoas que ignoram que nossos jovens foram protagonistas dessa onda de protestos por um transporte público de qualidade que se replicam no Brasil e no exterior. Ignorando que aqui em nossa cidade, as mesmas cenas de repressão vistas em São Paulo foram vistas há um mês, no dia 15 de maio, onde manifestantes foram encurralados e agredidos sem possibilidade de fuga, onde jornalistas e manifestantes tiveram câmeras confiscadas, em uma ação desproporcional e sem justificativa. São essas mesmas pessoas que acreditam que o brasileiro é despolitizado, que protestos como os que ocorreram na Primavera Árabe, infinitamente mais violentos, são dignos de louvor, que na Europa as pessoas lutam pelos seus direitos, mas que aqui os que saem as ruas são baderneiros e vagabundos.

Vamos nos livrar desse complexo de vira-lata, uma cidade melhor depende apenas de nós mesmos, há muitas revoltas que ainda precisam eclodir por aqui, a do busão é apenas uma delas. Saibam que aqui na nossa cidade, em todo protesto, é expedida uma liminar que proíbe a manifestação na BR, requisitando que a PM e a PRF usem a força caso a BR ou suas marginais sejam bloqueadas, inclusive solicitando a prisão de qualquer um que assim o fizer, o que legitima juridicamente qualquer ação repressiva. Aqui, e só aqui, somos reprimidos até pela justiça. Sua omissão diante isso, abrirá precedentes para novos abusos ao legítimo direito de manifestação, assegurado pela constituição (Art. 5º, IV e LV).

Portanto, saiam das redes sociais e vão às ruas dia 20, não por 10 centavos, não apenas pelo transporte público, mas por direitos. Pelo direito constitucional à livre manifestação, pelo direito de se expressar, pelo direito de ir e vir tolhido por um transporte público falido, que faz com que as ruas se amontoem cada vez mais de carros.

Se você não concorda com o rumo dos protestos, saia de sua zona de conforto e seja você mesmo a mudança que quer ver nas ruas. A cidade precisa de você.

Dezenas de cidades, pelo país e pelo mundo, também confirmaram manifestações.

Dia 20 às 17 horas, nas proximidades do Via Direta, mais do que nunca, a cidade será nossa.

Confirme sua presença.

https://www.facebook.com/events/126164440925697/

Túlio Madson

Colunista na Carta Potiguar desde 2011. Professor e doutorando em Ética e Filosofia Política pela mesma instituição. Péssimo em autodescrições. Email: tuliomadson@hotmail.com

One Response

  1. Túlio Madson disse:

    Fomos pioneiros nesses protestos de rua, isso já é lugar comum, que tal sermos pioneiros também em outros métodos e formas de manifestação? Mais criativas e lúdicas? A última plenária já apontou para uma intenção nesse sentido. Depois do ato do dia 20, que certamente será o maior que Natal já teve, talvez seja a hora de trilhar novos passos, novas possibilidades que poderiam por ventura serem replicadas pelo país.

Cidades

O RN vai à luta e não é só por centavos...

Cidades

SETURN deixa manifestantes a pé