Rio Grande do Norte, segunda-feira, 29 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 3 de outubro de 2013

Seus Verdadeiros Motivos

postado por Ivenio Hermes

True Motives

Por Ivenio Hermes

A loucura e a sanidade parecem dividir o mesmo espaço dentro das mentes humanas. Seja em decorrência da sociedade caótica e interesseira, na qual os homens e mulheres estão vivendo ou porque fatores externos determinaram o comportamento, são próprios da forma como cada um valora sua realidade.

A busca pela aceitação impulsiona os seres humanos para atitudes configuradas, como se fossem apenas bonecos com uma vida definida por uma lei criada com base nas relações sociais que valorizam alguns comportamentos, desvalorizam outros e o que é pior, valorizam uns em detrimento de outros. E tudo em nome de um modelo direcionador que parece robotizar autômatos de carne e osso.

O boneco de carne propelido pelas conveniências e convenções sociais, precisa de um motivo que disfarce seus passeios pelas vidas dos outros e pelas realidades alheias, que só lhe interessam se houver uma relação de lucro embutida. Ao seu redor desfilam perambulantes prateleiras surreais onde muitos motivos se deixam expor. Alguns deles se mostram convidativamente para se tornarem impulsionadores de atitudes. Uns se impulsionam pelo desejo, outros pela ambição, alguns por objetivos tão complexos que nem eles mesmos os entendem.

As causas das ações são escolhidas de acordo com os desejos e objetivos de cada um. Algumas causas, que antes não pareciam atraentes, de repente entram em oferta. Elas estiveram na estante expositora por muito tempo e ninguém as queria, pareciam sem valor e sua substância não parecia ser agradável, até que de repente ela ganhou vulto, se tornou objeto de fácil consumo e aqueles que nem a notavam agora a agarram criando um verdadeiro mito pelo seu interesse repentino, não porque enxergou nela o valor intrínseco de sua beleza natural, mas simplesmente porque viu nela algo de politicamente correto e com a perspectiva de bons lucros iminente.

Falsos altruístas se legitimam pelo oportunismo de usarem aquela causa como propelentes de seus corpos – meros bonecos de carne – em direção ao lucro e aqueles que ensejaram a causa passam a ser usados para a conquista de sua agenda secreta ou, como é comum nessa sociedade cheia de hipocrisia, se deixam usar para atingirem também seus próprios e egoísticos objetivos.

Onde está o verdadeiro altruísmo? A vontade de fazer pelo senso de responsabilidade social ou pelo amor ao próximo?

CNJ 02Como você age? Impulsionado por motivos morais elevados que não te deixam esquecer daqueles que te ajudaram sem querer nada em troca? Você é um boneco de carne que usa as causas alheias em benefício próprio? Ou você é quem se deixa usar para conquistar seus objetivos.

Entre a loucura e a sanidade que existe em cada ser humano, saiba o que realmente lhe impulsiona, e quais são seus verdadeiros motivos.

_______________

SOBRE O AUTOR:

Ivenio Hermes é Escritor Especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública. Consultor de Segurança Pública da OAB/RN Mossoró, Conselheiro Editorial e Colunista da Carta Potiguar, Colaborador e Associado do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Ivenio Hermes

Escritor Especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública e Ganhador de prêmio literário Tancredo Neves. Consultor de Segurança Pública da OAB/RN Mossoró. Integrante do Conselho Editorial e Colunista da Carta Potiguar. Colaborador e Associado do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Pesquisador nas áreas de Criminologia, Direitos Humanos, Direito e Ensino Policial. Facebook | Twitter | E-mail: falecom@iveniohermes.com | Mais textos deste autor

Comments are closed.

Cidades

Prisão da jornalista da Carta Potiguar: relato da repressão policial e abuso de poder

Segurança Pública

De Volta ao Outubro Vermelho