Rio Grande do Norte, domingo, 28 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 5 de outubro de 2014

Pesquisa Seta/Nominuto acerta as tendências eleitorais no RN

postado por Carta Potiguar

Por uma opinião pública livre e com transparência

Pesquisa Seta/Nominuto acertam o alvo da tendência de comportamento eleitoral na eleição do primeiro turno no RN

Conforme a Carta Potiguar sustentou em outro editorial passado, havia uma diferença extrema entre os institutos de pesquisa no RN a respeito do desempenho eleitoral dos candidatos ao executivo e ao senado. No mesmo editorial também destacamos a hipótese de disputa interessada por forjar a opinião pública como principal motivação dos institutos de pesquisa.

Agora, com a proximidade de finalização e resultado da apuração das urnas no RN, já podemos registrar com mais segurança a existência de segundo turno na disputa pelo governo do estado, com Henrique Alves e Robson Farias se enfrentando. Já para o senado do RN, Fátima Bezerra saiu vitoriosa com uma considerável vantagem de quase 11% sobre Wilma de Farias.

Com efeito, se, diante dos fatos, a crítica aos institutos de pesquisa se impõe como tarefa imprescindível para uma esfera pública livre e democrática, por outro lado, cabe reconhecer e destacar neste espaço o Instituto de Pesquisa que mais se aproximou de uma previsão realista sobre a corrida eleitoral no Rio Grande Norte. E, não por acaso, foi justamente o mesmo Instituto que sofreu os mais duros ataques e desqualificações dos concorrentes e de alguns candidatos. Falamos das pesquisas realizadas pelo Instituto Seta em parceria com o portal de notícias Nominuto. De fato, dentre todos os institutos de pesquisa que cobriam as intenções de voto no RN, foram as pesquisas Seta/Nominuto que forneceram à opinião pública potiguar, o retrato empírico mais realista e próximo das tendências de voto para o governo do estado e para o senado potiguar, os quais as apurações vieram confirmar.

Os institutos de pesquisa eleitoral são atores fundamentais para a consolidação de valores democráticos, tais como o de transparência, direito à informação, o livre debate, publicidade, valores sem os quais não podemos falar de uma esfera pública madura, livre e racional.

Assim, com o compromisso da crítica atenta às tentativas interessadas de manipulação da opinião pública e com a defesa do trabalho científico rigoroso, a Carta Potiguar congratula o portal Nominuto e o Instituto Seta, em especial seu diretor, o sociólogo e cientista político Daniel Menezes, um dos fundadores da Carta Potiguar, pelo trabalho sério e rigoroso de cobertura das eleições potiguares.

Carta Potiguar

Conselho Editorial

One Response

  1. Foi por acreditar e acompanhar o trabalho de Carta Potiguar há alguns anos, por saber da índole e da capacidade técnica e política de seus idealizadores que sempre confiei nas pesquisas Seta/nominuto.com.
    Estão de parabéns por brilhante trabalho. Que venham as sondagens pra o segundo turno. Que prevalesça sempre a opinião do povo, nas pesquisas e nas urnas.
    Diferente do que fez outro instituto que se gaba como sendo o dono do pedaço.
    A Bahia e o RN estão aí para provar que nem sempre as coisas funcionam como eles propagam.
    Lembram do empate entre Wilma e Fátima? Ninguém cresce tão rápido assim. Perceberam que Wilma não cresceria e resolveram na última hora, alargar a vantagem de Fátima que todos conheciam.

Editorial

As eleições no RN e a luta por forjar a opinião pública potiguar

Editorial

(Re) Lançamento de "Do Amor", "Por isso eu amo em azul intenso" e "Aos pedaços com tudo"