Rio Grande do Norte, sábado, 27 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 7 de março de 2015

Perfil: “Pela revolta contra a mentira e a corrupção”, desde que seja contra o PT

postado por Daniel Dantas

Chama-se Matheus Staufackar um dos organizadores do evento do dia 15 de março contra o governo em Natal.

Nascido em Araraquara (SP), formou-se em medicina pela UFRN no ano 2000. Depois fez residência em reumatologia na USP em Ribeirão Preto e mestrado em clínica médica pela mesma universidade.

Matheus é professor do curso de medicina da UnP.

Participa de um grupo no Facebook que tem o nome de Força Democrática RN e que afirmar ter, como missão,

Buscar e disseminar a conscientização política, discutindo a realidade nacional, visando o fortalecimento da democracia e da liberdade de expressão do povo brasileiro 

Esse grupo é um dos que está por trás do evento do dia 15 em Natal, ao lado do Movimento Brasil Livre RN, VermelhoNuncaMais, Instituto Unidos pelo Brasil, Frente Potiguar pela Liberdade, Indignação Brasil e Sindmed-RN.

Matheus enviou um convite para um conhecido grupo musical em Natal, convidando-o a tocar no evento: “acho que 20 min ou 30“. Recebeu um sonoro não, porque o grupo não apoia o movimento – aliás, estiveram com Dilma nas eleições.

A intenção do show é tornar o evento midiático:

surgiu a ideia de colocar algum palco e ver se conseguimos artistas locais para fazer apresentações curtas. Acho que 20 min ou 30. No sentido de manter o pessoal unido neste local e tornar o evento mais atrativo para as famílias. Queremos um movimento PACÍFICO, FAMÍLIA e MIDIÁTICO para ter boa repercussão.

E a apresentação seria de graça, só pelo antipetismo que, aliás, o grupo convidado não alimenta:

E sim, como o movimento é popular, não temos grana, tipo teria que ser pela ideologia anti-PT mesmo. Pela revolta contra a mentira e contra a corrupção. É o velho Rock and Roll, Funk, Ska na veia!! Rss

Recentemente uma publicação do professor Matheus chamou a atenção no Facebook. Nela, o professor ri de sua faxineira pelos problemas de linguagem de um recado que ela havia lhe deixado.

Tal manifestação de preconceito me fez pensar no que significa o conteúdo “família” com qual o professor Matheus descreve o evento do dia 15. Que família? A rica e elitista família que, do alto do seu preconceito, não se furta a humilhar os mais pobres e excluídos – como a sua faxineira? Faxineira, aliás, que representa a classe social, a parcela da sociedade brasileira, mais beneficiada pelos governos do PT.O professor diz que o movimento é “contra a mentira e a corrupção” – mas somente se a suposta corrupção for do PT, porque o movimento se abre aos supostos corruptos da política potiguar. E diz que é um movimento família.

Seria família porque reune em torno de si, como aconteceu na campanha, os representantes da classe política potiguar mais alinhados a esses interesses de classe, mesmo que sejam aqueles sobre quem pesam acusações, processos e suspeitas de corrupção?
Afinal, Dilma, contra quem não há nenhuma acusação formal, merece cair por suposta corrupção, mas não há problemas para o movimento receber o abraço de José Agripino, presidente nacional do DEM, contra quem o Procurador Geral da República pediu abertura de inquérito por ter recebido R$ 1 milhão do esquema da Sinal Fechado?Sinal Fechado que tem como ré a vice-prefeita Wilma de Faria (PSB), que estava abraçada a Agripino e Rogério Marinho (PSDB) na manifestação pelo candidato do PSDB na eleição do ano passado?

Aécio Neves, candidato do PSDB, que foi acusado pelo delator da Operação Lava Jato de ser um dos beneficiários do esquema de corrupção de Furnas no governo do PSDB?

Aécio, cujo aliado e sucessor Antonio Anastasia, também do PSDB, também está sendo investigado por corrupção na Lava Jato?PSDB que pagou R$ 100 mil a George Olímpio, réu e delator da Sinal Fechado – que tem Wilma como ré e Agripino como acusado -, na sexta-feira anterior à eleição em 2010?

PSDB que foi beneficiado por uma propina milionária na Refinaria de Abreu e Lima, investigada pela Operação Lava Jato, que, aliás, é a desculpa para derrubar Dilma por impeachment nos protestos do dia 15?

Pela revolta contra a corrupção e a mentira“.  Não consigo deixar de achar engraçado pensar em revolta, corrupção e mentira vendo esse grupo se organizando contra Dilma, mas se abrindo a receber o apoio de gente como o senador José Agripino, que já confirmou a presença. Não deixo de achar que há motivos não ditos e os motivos ditos do protesto são, em si, mentirosos – se fosse contra a mentira e a corrupção seria contra Wilma, Agripino, Ezequiel…

Fico meio confuso em entender a lógica de tal movimento no dia 15 diante de tamanhas contradições. Mesmo diante delas, os organizadores resolveram se manifestar em nota que dizia que políticos

serão benvindos (sic) no dia da manifestação, pois entendemos que todos eles, especialmente os membros da bancada federal do Rio Grande do Norte, devem ouvir e sentir o corpo a corpo com a população que pede a imediata deflagração do processo do impeachment da Presidente da República

(Mas não é essa a manifestação de cuja organização participa o professor Matheus que debochou dos “erros de português” de sua faxineira? Essa mesma organização que inventou a palavra “benvindos”?)

35 Responses

  1. Janicleia disse:

    Ridículo sua postagem! Pergunte a dona Antonia em primeiro lugar se ela se sentiu ofendida com essa publicação.. Eu nem conheço ele é nem a faxineira.. Mas julgar essa pessoa pela classe, emprego e por postagem aleatória de rede social… Kkkkkkkkk ridículo jornalista vc é tb.. Na verdade, acho q isso não se chama nem jornalismo.

  2. Janicleia disse:

    E outra.. Minha mãe é faxineira, tenho tias faxineiras.. E ELAS NÃO SÃO NEM UM POUCO BENEFICIADAS COM ESSE GORVERNO PODRE! Eu consegui uma escolha boa graças ao patrão da minha mãe, que me ajudou na educação. Sim.. Essa elite””””” que não pensa em ninguém e vota em Aecio!

  3. Patricia disse:

    Rapaz, eu q achava meio ridiculo o nome “assassinato de reputações”… To bege! Q medo de petista…

    • Daniel Dantas disse:

      Antes de falar em assassinato de reputações, vamos falar de duas coisas: os fatos são verdadeiros? Agripino vai ser recebido de braços abertos no movimento, doutora?

      • Fernando disse:

        Amigo, isso não é jornalismo. Atacando um trabalhador por causa de sua opinião política. Seu jornal perde total credibilidade. Primeiro por plagiar Carta Capital e segundo pelo fato de o senhor ser filiado ao PT. Totalmente tendensioso.

        • Daniel Dantas disse:

          Teria problema de credibilidade se não expressasse com clareza ser filiado ao PT. Mas esse não é meu jornal. Sou colunista aqui. A questão que se impõe é: os fatos são verdadeiros? José Agripino vai ser recebido de braços abertos em um movimento supostamente contra a corrupção sendo, ele mesmo, investigado por receber um milhão de reais de um esquema de corrupção? Se for, prova que o problema não é a corrupção, mas o PT. Como professor de jornalismo devo lhe informar que não é a expressa filiação político-ideológica que compromete uma expressão ou um texto jornalístico, mas justamente o contrário. Curiosamente, o que se dá nos eventos de 15 de março – o que ficará patente se José Agripino, acusado por corrupção, realmente estiver lá como anunciou.

  4. Patricia disse:

    O q isso tem ver? Afe! Até vc se for lá nao será expulso. Eu, hein…

    • Daniel Dantas disse:

      O movimento é contra a corrupção e vai receber um cara investigado por receber um milhão de reais de um esquema de corrupção? Essa ética não está meio distorcida não?

  5. Patricia disse:

    Inclusive, aproveito para chamar todos os brasileiros que queiram ver todos os corruptos, de todos os partidos, presos. E o Brasil um país melhor!

  6. Raphael disse:

    Sua publicação é altamente tendenciosa, nos faz crer não acredita que exista corrupção no PT.
    Pelo que entendi, vc é contra o impeachment de Dilma por não haver acusações formais contra ela.
    Se tal hipótese for verdadeira, e a mesma não participe de qualquer esquema de corrupção, outro grave problema pode ser constatado, o total despreparo e incompetencia da presidentE e seus acessores em gerir esse país.
    Essa semana, diante do rebaixamento da petrobras nas agências internacionais, nossa presidente saiu em defesa da estatal, dizendo que tais agências não conheciam a petrobras, se Dilma conhece tão bem a petrobras a ponto de discordar de agências de credibilidade reconhecida. Como a mesma nega que disconhecia todo o esquema podre de corrupção que corrói a petrobras?

  7. Raphael disse:

    Corrigindo: desconhecia!

  8. Raphael disse:

    Defender José agripino mesmo sendo corrupto é tão contraditório quanto defender o PT.
    apoio a pessoas sabidamente corruptas só nos mostra a indignação e incontentamento popular quanto ao atual governo.
    A grande maioria encara o apoio às antigas lideranças como a única forma de se ver livre desse governo desastroso, incompetente e corrupto

    • Daniel Dantas disse:

      Mesmo respeitando sua opinião, vejo nela a mesma ética distorcida de outros comentaristas aqui. Eu sou filiado ao PT mas defendo que todos os corruptos, membros ou não do meu partido, sejam punidos rigorosamente. Não me aliaria a alguém sabidamente corrupto para enfrentar outros corruptos.

  9. Joao Victor disse:

    Fala mal de Agripino, e Dilma e a corja no poder

  10. Não Petista disse:

    “Eu sou filiado ao PT…” Foi ótimo. Disse tudo!

  11. Raphael disse:

    Pena que o partido que você apoia não pensar e agir dessa forma, corruptos são exaltados e tidos como heróis. Leis foram mudadas nesse país para beneficiar criminosos corruptos sentenciados e tais leis foram sancionadas por sua presidente.
    Se vc apoia um governo que apoia e inocenta corruptos, direta ou indiretamente, apoia ou é conivente com a corrupção

    • Daniel Dantas disse:

      Eu apoio um governo porque concordo com grande parte de sua política. Milito em um partido que corresponde às coisas que defendo política e ideologicamente.

  12. Raphael disse:

    Você demonstra esclarecimento político, e como tal, conhece ou no mínimo tem conhecimento dos esquemas de corrupção de nosso país. Em sua última resposta. Dá a entender que para concretizar seus fins ideológicos, justifica o meio corrupto que o PT Ultiliza. o que o deixa sem argumentos para criticar o movimento legítimo do dia 15 de março

    • Daniel Dantas disse:

      Não acho que os fins justificam os meios. Disse que minha identidade politica e ideológica é com a esquerda e com o programa de transformação social executado pelo PT. A corrupção que atua no país – não desde 2003 nem somente no governo federal – deve ser combatida sem tréguas, como, de fato, vem sendo feito. Eu não abraçaria um corrupto para defender o fim de um governo legítimo por causa de uma suposta corrupção contra a presidenta – que sequer está sendo alvo de investigação

  13. Flávio Freire disse:

    Hahahahahaha petista sendo petista, fazendo petismo. Como sempre fazendo o que sabe: distorcendo fatos, fazendo interpretações bisonhas e tentando arruinar reputações.

      • Yuri Araújo disse:

        Daniel, certamente você está distorcendo as coisas por causa de sua ideologia política.

        O referido movimento é aberto a TODO E QUALQUER brasileiro revoltado com esse governo por fazer tudo errado com o país se sustentando no poder com UM único pilar: ‘reformas sociais’.
        Uma singular atitude não apaga todo o contexto incorreto no qual o atual governo se insere.
        Não me refiro “apenas” (?) à corrupção, mas ao completo descaso com a saúde, educação, transportes, segurança, etc.

        Se Agripino pretende ir ao movimento, eu entendo que ele tenha esse direito por ser igualmente um cidadão brasileiro, porém concordo se tratar de uma contradição DA PARTE DELE caso concretize tal ação por também estar envolvido em esquemas de corrupção.

        Diante disso, eu pergunto: Qual a relação de o prof. Staufackar ter criado um movimento com, suspostamente, Agripino decidir comparecer?? Matheus criou um evento ABERTO!! Se a própria Dilma quisesse comparecer ao evento, ela poderia (afinal, ela também é brasileira e o evento é aberto a todos), porém seria uma contradição DA PARTE DELA por ela ser o alvo do protesto.

        Se eu fosse dono de uma loja comercial qualquer e Agripino fosse ao meu estabelecimento, isso significaria que eu estaria apoiando as ações corruptas referentes aos processos que ele tem sobre si? Claro que não.

        O que eu quero dizer com isso é que o erro não é do prof. Matheus Staufackar em criar um evento aberto ao público e sim do próprio Agripino caso realmente concretize a ação supracitada.

        O governo Dilma ‘está sendo/foi’, sem medo de errar, um dos piores que o país já teve até então (analise parâmetros como crescimento econômico, condições de saúde, educação, moradia, índices inflacionários, corrupção, segurança, taxas de impostos, …).
        Além disso, não se justifica manter a corrupção no poder por ela já existir há bastante tempo. Isso sim é um absurdo! O fato de serem realizadas reformas sociais por esse governo não sobrepuja o desastre econômico-político-social que o mesmo trouxe ao país. Estamos prestes a retroceder ao período de instabilidade econômica que precedeu o plano real por causa de “apenas 4 anos” do governo Dilma. Diante disso, você consegue imaginar o tamanho do ‘estrago’ econômico que esse governo gerou? Imagina agora se ela chegar a completar 8 anos de mandato…
        É patente o prognóstico sombrio que cercea esse mandato político.
        E digo mais, além de a instabilidade econômica prejudicar a todos os não beneficiários dos programas sociais, também atingirá, em última instância, às pessoas que se beneficiam dos programas, pois não haverá como os manter se não houver como custeá-los (o país afundando cada vez mais!!).

        Por quê manter no poder por mais 4 anos um governo que se mostrou completamente INCOMPETENTE?

        Vamos às ruas SIIIIIM!!!!
        A luta em busca de um país melhor não termina por aqui!!

  14. Arthur Ribeiro disse:

    Ler esse texto me traz sentimentos contraditórios: ao mesmo tempo que me entristece ver a difamação de criatura tão nobre e humana como Matheus, me alegra e me causa admiração vê-lo ser criticado pelos petistas, o que mostra o desespero do partido ao ver o inevitável caminho do impeachment à frente.

    Como pode alguém escrever artigo que se espera demonstrar opinião balizada e ao mesmo tempo manter-se com um site que exibe propaganda de um sindicato? Acaso o sindicato vende algum produto que necessite divulgação? Acaso os internautas lerem o nome do sindicato ao lado do texto ajuda na luta salarial e por melhores condições de trabalho de quem quer que seja? Ou esta é a maneira do Sr. Daniel Dantas, via imposto sindical e benesses concedidas aos sindicatos e sindicalistas, grudar numa teta generosa em troca da militância virtual? Enquanto isso faltam verbas para a saúde, educação e segurança.

    Adiantaria afirmar que o movimento pelo impeachment não é aliado de José Agripino, Aécio ou qualquer político que seja, e sim que é apartidário? Adianta eu citar que da mesma maneira que eu não aceitaria a impunidade do assassino de um parente meu “porque a impunidade é grande no Brasil” eu também não aceito a corrupção do partido que governa em nível Federal? Não! Importa o assassinato de reputação. Importa repetir, à Goebbels, a mentira até a aceitação como verdade.

    Os chineses têm um ditado de profunda sabedoria: “As pessoas medíocres falam de pessoas. As pessoas comuns falam de fatos. Os sábios falam de ideias” daí se vê a distância no espectro da grandeza de um grupo que tem como missão: “Buscar e disseminar a conscientização política, discutindo a realidade nacional, visando o fortalecimento da democracia e da liberdade de expressão do povo brasileiro” e os afiliados de de um partido que se dispõem a defender corruptos que se apossam da verba que deveria ser destinada às escolas, hospitais, Forças Armadas, policiamento, investigações, Judiciário.

    Faltou aos chineses, porém, criar um degrau abaixo da mediocridade, para colocar o grupo DuSouto, que recebe um convite, agradece o convite e eis que vemos esse convite aparecer como o estopim para o texto difamatório. Não conheço essa banda, e agora não irei a nenhum show dela. Judas não chegou a agradecer a Cristo e isso já é repugnante demais para mim. O encanto de qualquer música tocada por essa banda já se perderia.

    Não se amedronte, Matheus! Os honestos do Brasil estão contigo!

    Todos à rua dia 15 de Março!

    Impeachment já!

  15. Yuri Araújo disse:

    Daniel, certamente você está distorcendo as coisas por causa de sua ideologia política.

    O referido movimento é aberto a TODO E QUALQUER brasileiro revoltado com esse governo por fazer tudo errado com o país se sustentando no poder com UM único pilar: ‘reformas sociais’.
    Uma singular atitude não apaga todo o contexto incorreto no qual o atual governo se insere.
    Não me refiro “apenas” (?) à corrupção, mas ao completo descaso com a saúde, educação, transportes, segurança, etc.

    Se Agripino pretende ir ao movimento, eu entendo que ele tenha esse direito por ser igualmente um cidadão brasileiro, porém concordo se tratar de uma contradição DA PARTE DELE caso concretize tal ação por também estar envolvido em esquemas de corrupção.

    Diante disso, eu pergunto: Qual a relação de o prof. Staufackar ter criado um movimento com, suspostamente, Agripino decidir comparecer?? Matheus criou um evento ABERTO!! Se a própria Dilma quisesse comparecer ao evento, ela poderia (afinal, ela também é brasileira e o evento é aberto a todos), porém seria uma contradição DA PARTE DELA por ela ser o alvo do protesto.

    Se eu fosse dono de uma loja comercial qualquer e Agripino fosse ao meu estabelecimento, isso significaria que eu estaria apoiando as ações corruptas referentes aos processos que ele tem sobre si? Claro que não.

    O que eu quero dizer com isso é que o erro não é do prof. Matheus Staufackar em criar um evento aberto ao público e sim do próprio Agripino caso realmente concretize a ação supracitada.

    O governo Dilma ‘está sendo/foi’, sem medo de errar, um dos piores que o país já teve até então (analise parâmetros como crescimento econômico, condições de saúde, educação, moradia, índices inflacionários, corrupção, segurança, taxas de impostos, …).
    Além disso, não se justifica manter a corrupção no poder por ela já existir há bastante tempo. Isso sim é um absurdo! O fato de serem realizadas reformas sociais por esse governo não sobrepuja o desastre econômico-político-social que o mesmo trouxe ao país. Estamos prestes a retroceder ao período de instabilidade econômica que precedeu o plano real por causa de “apenas 4 anos” do governo Dilma. Diante disso, você consegue imaginar o tamanho do ‘estrago’ econômico que esse governo gerou? Imagina agora se ela chegar a completar 8 anos de mandato…
    É patente o prognóstico sombrio que cercea esse mandato político.
    E digo mais, além de a instabilidade econômica prejudicar a todos os não beneficiários dos programas sociais, também atingirá, em última instância, às pessoas que se beneficiam dos programas, pois não haverá como os manter se não houver como custeá-los (o país afundando cada vez mais!!).

    Por quê manter no poder por mais 4 anos um governo que se mostrou completamente INCOMPETENTE?

    Vamos às ruas SIIIIIM!!!!
    A luta em busca de um país melhor não termina por aqui!!

  16. Fernando disse:

    Venho em defesa de profissionais que trabalham pelo país. Apesar de você ser jornalista tenho certeza que o trabalhador que no início dá ótimas referências e depois mancha a reputação. Escrevou publicações científicas que contribuiram muito mais à sociedade. Do que esse seu artigo manipulador e tendensioso. Todo mundo faz piada com erros de português principalmente jornalistas… não seja hipócrita. Muitas vezes você deve ter brincado com uma escrita de um médico. Como muito vejo nas postagem da rede. Procure usar seu tempo pra contribuir melhor com a sociedade ate pra ajudar melhor seu querido partido sem assassinar reputações.

    • Daniel Dantas disse:

      O que mais faço em minha atividade como blogueiro é militar por um mundo mais justo e correto. Os fatos o mostram: poucos denunciam tanto esquemas de corrupção quanto eu no RN.

      • Fernando disse:

        Você pode ate querer ter boas intenções, mas quando você ataca trabalhador que tem opinião diferente da sua. Não está buscando “mundo mais justo e correto”. Basicamente você está oprimindo outra pessoa. Exercendo uma “censura”! E esse tal mundo que você quer é para todos direita, esquerda ou centro. Aprenda a conviver com as diferenças. Mesmo porque quem realmente ajuda a “faxineira” em questão é ela mesma com seu trabalho digno e seu empregador. O suporte governamental é uma mera obrigação merecida por se pagar tantos impostos. Diteitos que estão na constituição antes mesmo do PT.

        • Daniel Dantas disse:

          E é justo, de acordo com o seu raciocínio, pedir o impeachment de uma presidenta eleita democraticamente pelo povo, contra quem não há qualquer investigação em andamento, somente por que o seu candidato foi derrotado? Eu não posso, supostamente, criticar quem pensa diferente de mim, mas vcs podem ir à rua contra um partido que não é o seu? Porque se a causa fosse a corrupção, era bom começar com os de casa: Agripino, Ezequiel Ferreira, Wilma… Não vai ter um grito contra a vice-prefeita ou contra o senador por causa da Sinal Fechado? Ou será que eles vão estar lá gritando Fora Dilma?

  17. Diogo disse:

    Meu patrão,seu discurso e sua justificativa toda é em cima da possibilidade de zé agripino ir ou não ao evento. Bom…eu não vou pro evento(dilma ja cagou tudo,agora ela que se suje limpando),mas se eu fosse e qualquer politico do RN estivesse la eu não iria expulsar não. Somos um país livre e o pessoal que vai estar lá não são dos capacetes de aço nem da GESTAPO pra ta perseguindo ninguém.
    Agora sinceramente no meio disso eu não entendi porque o contexto na vida do médico aí. Ele tá recebendo quanto da lava-jato? Não dá pra entender porque ele e a faxineira são o centro das atenções…a reportagem tá parecendo video show,tv fama.

  18. Raphael disse:

    Se realmente prega que qualquer corrupto seja punido, Pq N vejo nada em seu blog sobre os diários escândalos politicos da petrobras? Parece empurrar o problema para debaixo do tapete. Seu blog não passa de um meio de manipular a população que ainda acredita que o Pt pode mudar a realidade do Brasil, que ainda não abriu os olhos para o quanto esse governo tem sido desastroso!

Política

O #Caixa2doDEMnoRN chega ao fim

Política

Fraude em licitação na Secretaria Municipal de Saúde pode ter provocado prejuízo de quase R$ 2 milhões