Rio Grande do Norte, segunda-feira, 29 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 3 de dezembro de 2019

Bolsonaro está certo…

postado por Wilson Azevedo

Bolsonaro está certo

Pelos motivos errados. Mas está certo.

Como deve ser tratado um veículo de imprensa que publica informação falsa?

Por exemplo, uma ficha falsa do DOPS. Ou uma matéria falsa sobre um apartamento no Guarujá.

No caso de Bolsonaro falta a informação falsa. Gostaria até que algum bolsonarista me apontasse alguma mentira publicada sobre Bolsonaro pela Folha de S. Paulo.

Desconheço.

Mas é fato: a Folha publicou não apenas uma manchete falsa. Foram centenas de manchetes mentirosas sobre governos petistas e sobre o PT. Algumas delas foram depois negadas pela própria Folha. No espaço “Erramos”, numa página interna de numeração par em letras miúdas…

Mas as manchetes ficaram nos arquivos digitais da Folha… mentirosas manchetes, pilhas e mais pilhas de manchetes de conteúdo completamente falso ou deturpado, deformado. Desinformação.

Como deve ser tratado pela área de comunicação do governo um veículo de imprensa que sistematicamente põe mentiras em manchetes?

Bolsonaro está mostrando como. Sem motivos para isto. Mas os governos petistas tiveram toneladas de motivos para não destinar verbas de campanhas publicitárias de órgãos de governo e empresas estatais para a Globo, o O Globo, a Folha, o Estadao e a Veja.

E no entanto se apegaram apenas a critérios de circulação para distribuir verbas públicas.

Quem mente sistematicamente NÃO pode receber dinheiro público. Está descumprindo sua missão social. Está mentindo para criar clima político favorável a seus anunciantes. Então que viva do dinheiro dos patrocinadores de suas mentiras, não de dinheiro do povo.

Bolsonaro não tem motivos para tratar a Folha dessa maneira. Mas os governos petistas tinham e erraram ao não fazer como ele faz.

Wilson Azevedo

Educador com formação em Filosofia, Antropologia Social e Educação, trabalha profissionalmente com inserção e difusão de Inovação Educacional com ou sem novas tecnologias.

Comments are closed.

Sociedade e Cultura

A dama e os vagabundos

Sociedade e Cultura

O PET de Ciências Sociais da UFRN: nossos malcriados metafísicos canibais