Rio Grande do Norte, segunda-feira, 29 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 7 de março de 2012

Efeito Borboleta – Sobre a desconstrução

postado por Carta Potiguar

Por Madame Borboleta*

 Você está distraído, achando que já viu de tudo nessa vida e de repente, paf!, vem a vida e te joga um belo dum absurdo novo no colo com um singelo bilhete: “Te vira, camarada!”. Mas, acredite em mim: se você ainda se surpreende com a vida é porque você é um tolo.

Seu maior problema é que você comprou (sem test-drive!) esse tal de “pensamento moderno”, em que tudo pode ser medido, categorizado, calculado e previsto científica e racionalmente. Você vive sua vida e acumula experiências. Daí você junta 2 + 2 e acha que suas experiências (de relevância ínfima para o Universo) são capazes de dar conta de toda e qualquer previsão que delas você quiser extrair. Seu problema, caro leitor, é que você se acha muito esperto. E é só mais um bobo na multidão. Como eu.

Em vez de viver, você decide prever a vida. Você traça um script na sua cabeça e se esquece de perceber o que está acontecendo ao seu redor de verdade. Você inventa sua vida, você inventa suas verdades e ai! daquele que ou-sar improvisar em cima do seu roteiro.

Não há verdades prontas por aí. Verdades não são vendidas na farmácia. Verdades são criadas à medida que se vive e têm prazo de validade curtíssimo. Elas existem apenas para aquele momento e situação específicos. Basta você piscar e sua verdade azeda. Essa verdade tão bonitinha, tão novinha, à qual você já se apegou tanto, é, por excelência, uma verdade mais azeda que leite de saquinho fora da geladeira em dia de calor.

Pense fora do conceito de verdade. Pense dentro do conceito de v.i.d.a. E pare de usar essa expressão “quando eu acho que já vi de tudo…”. Você nunca terá visto de tudo, mesmo que a Ciência te prove o contrário.

Muito prazer, meu nome é Madame Borboleta e eu vim aqui pra te desconstruir.

 
Madame Borboleta 
é um ensaio bailante e quase-pucciniano de Pornopolítica. Especialista em desconstruções filosófico-existenciais, ela está neste mundo apenas pela bebida grátis. Seu hobby é dançar em cima da mesa e, vez ou outra, sambar na cara da sociedade. Contato: @mmeborboleta (Twitter) e mmeborboleta@gmail.com

 .

Carta Potiguar

Conselho Editorial

Comments are closed.

Sociedade e Cultura

Ameaça à Psicologia laica

Sociedade e Cultura

Renata (BBB) deveria ser homenageada no Dia Internacional da Mulher