Rio Grande do Norte, domingo, 28 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 23 de outubro de 2012

Nota de repúdio da frente parlamentar de combate ao preconceito e a discriminação da CMN

postado por Daniel Menezes

Em nome da Cidadania; da garantia dos Direitos Humanos; do combate a toda e qualquer forma discriminatória no município de Natal, a Frente Parlamentar de combate ao Preconceito e à Discriminação, criada através de um Projeto de Resolução Legislativo Nº 08/009, de nossa autoria, vem repudiar, veementemente, a campanha preconceituosa e discriminatória que está sendo perpretada pelo candidato a prefeito de Natal, Hermano Morais (PMDB) que, com seus folders bizarros, está espalhando e incitando o ódio a gays, lésbicas e a todos e todas que sofrem essa velada ira dos homofóbicos.

Atualmente, a homofobia tem aparecido nas falas cotidianas, na mídia e a sua discussão está tomando uma dimensão maior. Porém, a religiosidade, o conservadorismo e o preconceito trabalham para massacrar essa gravidade. Em nome de Deus muitos no passado mataram, torturaram das formas mais cruéis possíveis, aqueles que, segundo eles, eram contrários a Deus.

Existe uma constante luta de vários organismos mundiais, para que possamos, cada vez mais, buscar a tolerância, o respeito, a cidadania e a dignidade para todos e todas. Mas, sempre nos deparamos com situações criminosas como o folder apresentado nas ruas de nossa cidade pelo candidato Hermano Morais, que incitam de forma grave a violência que existe em decorrência do ódio e das restrições aos direitos de cidadania de alguns segmentos, como os citados naquele material. Tal peça publicitária, incentiva a impossibilidade de pessoas estudarem e trabalharem, além de provocar o cerceamento aos seus direitos básicos, como saúde, segurança e a educação, afrontando os direitos humanos preconizados na Constituição Federal de 88, pelo simples fato de gostarem de outra pessoa do mesmo sexo.

Toda vez que uma minoria social começa a ser ouvida, respeitada e tem direito à voz, através da exigência de seus direitos e sendo atendidos em seus pleitos, há uma reação conservadora daqueles que desejam ver os gays apenas em seus guetos. Fomos vítimas disso nesse pleito.

Dessa forma, exigimos respeito aos homossexuais por serem quem são. Queremos que ofensas como essa do candidato a prefeito Hermano Morais sejam punidas e que todos os organismos que fazem parte da Frente Parlamentar de Combate ao Preconceito e à Discriminação lancem individualmente uma nota semelhante em defesa da cidadania e do respeito ao ser humano. As pessoas dizem que o que queremos são privilégios sociais. Mas, pergunto, querer respeito significa ser privilegiado?

Vivemos numa sociedade em que qualquer criança, desde pequena, ouve que menino não pode ser “bicha” e que menina não pode fazer coisas de menino. Acabar com esse preconceito significa privilégio?

Não existem piadas nem zombarias sobre a heterossexualidade. Um hetero não precisa temer pela própria vida, como ocorre com gays, travestis ou trans, pelo simples fato de ter uma opção sexual diferente. Não corre o risco de perder o emprego pelo fato de ser hetero. Não existem igrejas pregando contra e nem grupos específicos os matando. Chegou a hora de reagir. É preciso mostrar às pessoas o seu preconceito diário. Vejam que a cada passo e direitos conquistados sofremos uma avalanche de intolerância.

É um Bolsonaro, um Rica Perrone e, aqui em Natal, um Hermano Morais, junto com o Pastor Osório Jacome, que nos mostram que o caminho é longo e a sociedade ainda não percebeu o seu papel fundamental na construção dos direitos humanos.

 

“UM SER HUMANO, SEJA HOMEM OU MULHER, DEVE SER JULGADO PELO SEU CARÁTER E NÃO PELA SUA OPÇÃO SEXUAL, POLÍTICA OU RELIGIOSA”.

 

Natal, 22 de outubro de 2012

Vereadora Sargento Regina (PDT)

Presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Preconceito e à Discriminação da Câmara Municipal do Natal

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

One Response

  1. andrea linhares disse:

    Onde esta o material, a peça publicitaria em questao, sugiro que a carta potiguar apresente-as ao webleitor ja que veicula a critica ao referido material

Política

Campanha de Hermano demoniza Gays e Lésbicas

Política

Contra a homofobia, #Hermanofobia