Rio Grande do Norte, domingo, 28 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 22 de outubro de 2012

Campanha de Hermano demoniza Gays e Lésbicas

postado por Daniel Menezes

Os candidatos apresentam, sim, diferenças. O texto abaixo mostra mais uma delas.

 

Por Leo Lobato (leolobato.blogspot.com.br),

 

Campanha de Hermano Morais demoniza Gays e Lésbicas

Vale tudo para chegar a prefeitura de Natal…

Estão circulando nas Redes Sociais panfletos que supostamente são da campanha de Hermano Morais (PMDB) em que “acusam” o candidato Carlos Eduardo (PDT) de “afrontar as leis de Deus” com suas propostas de campanha.
Tais Panfletos apelam a comunidade católica e evangélica de Natal a não votarem no candidato Carlos Eduardo, pois ele não é o melhor para as famílias “crentes” da cidade:
O fato é que ambos os candidatos são cientes da necessidade de implantação da pauta dos Direitos Humanos e de acordos celebrados internacionalmente pelo Brasil e incluíram em suas propostas e programa de governo as demandas dos LGBTs* em suas campanhas. Acontece que o candidato Hermano Morais,  vem tentando conquistar o voto do segmentos cristão e tentou sem sucesso colocar em seu palanque o Inimigo dos Direitos Gays, o pastor Silas Malafaia, que foi proibido pela Justiça Eleitoral de manifestar-se no palanque do prefeitável do PMDB. Agora, num resgate do que vem acontecendo no nosso país em tempos de eleição, o candidato Hermano apoia-se no fundamentalismo religioso chulo, para obter êxito na eleição do segundo turno.
As contradição do candidato e o vale tudo político podem ser constatadas e contrastadas entre os panfletos distribuídos nas Igrejas e o seu programa de governo, página 37, que prevê, em caso de governar a cidade, o candidato irá

“criar um Centro de Referência LGBT no município, ampliando as ações voltadas para o combate à discriminação por orientação sexual e o atendimento psicossocial e jurídico nos casos de violação de direitos;”

É triste perceber que demandas do movimento LGBT servem e servirão de moeda de troca nas negociações e busca pelo poder. Apelo a comunidade que pense bem antes de votar em qualquer candidato que não tenham compromissos sérios com a igualdade de direitos e a diversidade.
* Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

4 Responses

  1. "Dias melhores virão?" disse:

    2° TURNO DA ELEIÇÃO PARA PREFEITURA DE NATAL/RN.
    Em que ponto chegamos?Realmente desacredito dessa forma de governo, no qual apenas vislumbramos uma falsa ideia do que é democracia. O direito ao voto pelo qual tanto se lutou e que seria nossa arma( para um país melhor), agora aponta diretamente para nossas cabeças. Algumas formas de protesto-como o voto nulo ou isentar-se do processo eleitoral- é visto por uma grande maioria como uma atitude de descaso.Ao contrário disso, para muitos é uma forma de mostrar o seu descontentamento com as escassas(os) e manjadas(os) formas e grupos políticos que governam nosso povo. Ainda se observa padrões de conduta política da época dos coronéis,compra de votos descaradamente, e, pasmem ou não, por candidatos ditos ficha limpa.Aliás, não desmerecendo a campanha de “Candidato Ficha Limpa”,mas já sentando o sarrafo nos candidatos…. Ficha Limpa e sem acusações ou processos judiciais, é uma obrigação de qualquer um que tenha pretensão a um cargo político, NÃO É SLOGAN DE CAMPANHA,NÃO!Enfim ser politizado para mim e algumas pessoas ditas sonhadoras ou utópicas, é, buscar a nossa dignidade, como um ser único mas pertencente a um grupo de indivíduos que lutam por melhores qualidades de vida,saúde,trabalho… NÃO, POLÍTICA NÃO É:- café da manhã,feijoada almoço ou cesta básica em época de campanha( acho uma afronta o povo passar fome durante 4 anos, e, se sobreviver, comer o que puder em um só dia com o dinheiro que lhe foi tomado).- Ganhar dentadura,óculos, cadeira de rodas,visitar lar de idosos,orfanatos e hospitais para comprar ou angariar votos.-Ganhar areia, tijolos,telhas e/ou dinheiro para reforma e construção de casas e condomínios, se já pago meus tributos e tenho direito a minha dignidade de suprir minhas necessidades.-Abraços, apertos de mão, pôr meus filhos no colo pra posar na foto e virar cartaz. Entre tantos outros golpes e artifícios utilizados em vésperas de campanha….POLÍTICA É :- LUTARMOS HOJE E SEMPRE POR UM MUNDO MELHOR E MAIS IGUALITÁRIO EM DIREITOS, DEVERES E RESPEITO MÚTUO.SOMOS SERES HUMANOS, NÃO MERCADORIA BARATA !!!Observação: 1- Para os que pensam que tudo isso é UTOPIA (sonho)- Voar já foi um sonho, hoje é realidade. Pisar na Lua era improvável,mas o homem tornou possível.Escolher nossos governantes e a forma de sermos governados era inconcebível, hoje é fato.2-Meu sincero pedido de desculpas aqueles cujo grau de instrução política ou necessidade financeira desesperadora venderam seu voto a esta marginália de colarinho.ESTE FOI MAIS UM DESABAFO EM VÉSPERAS DE CAMPANHA.AGORA É VER QUEM GOVERNARÁ OU NÃO NATAL:O SUJO OU O MAL LAVADO,A CRUZ OU A CALDEIRINHA .

  2. Marcilio disse:

    Bastou o Pr. Silas Malafaia apoiar o candidato Hermano morais, Hermano erdou todo preconceito e xenofobia que o pastor vinha sofrendo (por não ser a favor da erotização dentro de igrejas e escolas).

    Essa sociedade “organizada” de vcs, está a ponto de ser “nazista”. Até ontem, vcs defendiam Hermano Morais e ridizularizavam Carlos Eduardo. Mas bastou por 1 pastor, no meio do joguinho político, vcs trocam de lado. Pois a cidade de natal que está um caos e aquelas mihares de comunidades não tem mais valor que uma pequeno grupo, individualista, que são vcs.

  3. Marcilio disse:

    A ida à Lua é falso: Me diga pq então o homem estendeu 1 bandeira na Lua, onde não tinha vento, e aonde havia um morro alto. E já na 2ª ida o morro havia desaparecido?
    “Dias Melhores”, sonhos como os seus se forem como a farsa da Lua, nunca virarão realidade, pois sempre procurará as pessoas erradas.
    Sonho melhor, seria assim: O Leviatã de Jó era um sonho para Deus! Hoje a Nasa e EIA estão concluindo esse sonho com a constelação WDP e Conus, no 3º céu, e brevemente cuspirá fogo contra aquelas pirãmides véia do Egito.

  4. Alex disse:

    Caro, Amigos, admiro muito a carta potiguar, mas você estão aponhando o Carlos Eduardo?

Política

Em defesa dos partidos políticos

Política

Nota de repúdio da frente parlamentar de combate ao preconceito e a discriminação da CMN