Rio Grande do Norte, sábado, 27 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 9 de junho de 2013

Natal, o não lugar e mais uma livraria fechada

postado por Daniel Menezes

Natal, para usar um bom conceito da sociologia urbana, poderia ser pensada como “um não lugar”.

imagesNão temos salas de cinema em abundância e só há uma biblioteca pública. No entanto ela está sob o crivo da crítica alérgica do mofo. Se alguém com rinite quiser se suicidar, basta passar na frente.

Quadras quebradas e as praças são, via de regra, desconfortáveis (quando existem). Se você for peladeiro de basquete como eu, então… saberá o que é habitar num município carente de equipamentos públicos esportivos.

Em Natal não há cultura, só eventos.

O shopping MidWay é o principal espaço de convivência.

Sintomático.

Para complicar ainda mais, a PotyLivros da BR 101 será fechada. Muito triste o cenário com as prateleiras vazias e queima de estoque semelhante a uma alteração de coleção de verão para outono-inverno.

Às vezes fico com um amigo, que sempre fala: se olhassem para Natal e vissem como ela realmente é, com certeza, as coisas já estariam em situação diversa. Entretanto, preferem acreditar na marqueteira ideia – meio no estilo bobo alegre – de que somos a “cidade do sol”.

Podemos até ser a cidade do sol, mas está faltando todo o resto.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

4 Responses

  1. franciolli disse:

    Até o sol tem nos faltado.

  2. Maria Cristina disse:

    A Potylivros da cidade também está fechando.

  3. Biguilho disse:

    Efeito aipedi!

  4. Carlos Júnior disse:

    A Potylivros da UERN – Mossoró também fechou. Na torcida para que outras livrarias se interessem pelo espaço que já foi disponibilizado para novo empreendimento que poderá concorre através de licitação.

Cidades

Exoesqueleto para paraplégicos começa a ser testado em humanos em junho, diz Nicolelis

Cidades

Ciclovia não resolverá problema de Natal, transporte coletivo de qualidade sim