Rio Grande do Norte, sábado, 27 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 11 de julho de 2013

FOI LINDO

postado por Daniel Menezes

Foi muito legal assistir partidos de esquerda, sindicatos e movimentos sociais nas ruas, juntos (hoje – 11), no chamado Dia Nacional de Lutas.

Não citarei nenhuma agremiação especificamente, pois não tenho a intenção de “puxar a sardinha” para o lado de ninguém.

Desejo apenas comemorar o acontecimento, atentar para algumas questões e aproveitar para desfazer “mitologias”.

 

1001352_10151741166714040_860539793_nDia Nacional de Lutas – Natal – RN – reuniu cerca de 10 mil pessoas

 

A empiria trouxe lições.

Primeiro, é falsa a ideia de que “o povo na rua gera violência”.

É o protesto acéfalo-coxinha, que aceita todo tipo de absurdo e defende o ataque direcionado contra militantes há muito tempo acordados, que produz a desordem.

Tanto é que os tapumes pregados pelos comerciantes foram desnecessários.

A polícia não teve trabalho…

O que se deve a configuração política diversa em relação ao que ocorreu hoje em Natal-RN (e outras cidades do país). Movimento com pauta, organização e instituições democráticas não tem vandalismo.

O ato também foi educativo em outro aspecto: a presença de partidos, sindicatos e movimentos sociais não tornou a ação “instrumentalizada”, como os antipartidários, antipolíticos levantam preconceituosamente.

Ninguém foi forçado a nada. Muito menos submetido a algo que não quisesse, que não tivesse sido pactuado.

Os cidadãos seguiram a manifestação englobados por reivindicações gerais relativamente consensuadas, porém, ao mesmo tempo, também produziram suas especificidades prático-discursivas.

Ninguém precisa pensar igual.

Pelo contrário.

Cada agrupamento, com sua ideologia, luta por aquilo que almeja e tem a sua história.

Quem acredita na democracia não pode desconsiderar isso.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

4 Responses

  1. Túlio Madson disse:

    Só não achei lindo o carro de som do PSTU incitando a polícia a “fazer o seu trabalho” contra os mascarados da Revolta do Busão, pessoas foram agredidas e reprimidas devido a isso, lamento o ocorrido, porque a impressão que ficou foi a de colocar o pessoal da Revolta na frente como bucha de canhão, ou como uma tentativa de “não se misturar” Da mesma forma que o ataque de antipartidários contra os partidários é lamentável, o patrulhamento ideológico e estético contra os mascarados também o é.

  2. Daniel Menezes disse:

    Túlio,

    O que vi foi que o pessoal da Revolta do Busão não queria ser, na concepção deles, “guiados”. Por isso foram na frente. Alguns não quiseram se “misturar”.
    O capuz foi perseguição da polícia e não dos sindicatos ou partidos…
    Soube da fala infeliz de um membro de um partido, mas acho que não expressa a opinião da agremiação. É preciso saber separar…
    E é preciso também fazer uma auto-crítica. Não quero, nem de longe, que os policiais cometam violência contra os manifestantes. Você sabe disso muito bem. Mas vi também muitas provocações de alguns rapazes em relação aos policiais, que devem ser questionadas… Eles jogaram bombas “bujão” contra a polícia e garrafas de água cheias, inclusive, contra a polícia ambiental feminina, que apenas via a manifestação passar inerte. Achei o último ato, em especial, bastante covarde. E que deve ser reprovado, ou não?!

    Abs.

Política

Mais elementos sobre a prisão arbitrária do filho de Marcos do PSOL

Política

Trovejando novos rugidos