Rio Grande do Norte, domingo, 28 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 25 de julho de 2021

Baile de favela e Rebeca Andrade

postado por David Rêgo

“Creio que uma das condições de vitória dos brasileiros nos encontros europeus prende-se ao fato de termos tido a coragem de mandar à Europa desta vez um team francamente afro-brasileiro. Tomem os arianistas nota disto.” (Gilberto Freyre. Correio da Manhã, 15.06.1938).

A citação acima foi o comentário feito por Gilberto Freyre quando em 1938 a seleção Brasileira de futebol classificou-se para sua primeira semifinal em copas do mundo. Não negar a nossa brasilidade. Nossa diversidade e criatividade para ele foi essencial para o desenvolvimento de um futebol com “alma brasileira”. Alguns atletas na olimpíada de Tóquio tomaram a decisão de apresentarem-se “radicalmente brasileiros”. O funk produzido pelo Brasil tem conquistado o mundo e foi tema da apresentação de Rebeca Andrade que estará em 3 finais representando o Brasil (solo, salto e individual geral). Rebeca apresentou-se com o hit “baile de favela” e conquistou o público.

A emoção gerada pela apresentação de Rebeca lembrou um famoso filme exibido nas tardes pela Rede Globo de televisão: o emocionante filme “Jamaica abaixo de zero” demonstra como cada povo, em sua diversidade, desenvolvem suas formas e maneiras para competir com os demais. No filme, os jamaicanos tentavam imitar os suíços (considerados os melhores na categoria) e com isso viram seu rendimento cair consideravelmente. No climax do filme os protagonistas dão-se conta que descaracterizar-se para seguir a filosofia “follow the leader” estava debilitando suas características culturais e por isso diminuindo o rendimento dos atletas. E em uma emocionante manifestação dos valores de sua cultura os jamaicanos acabam terminando o filme como os “verdadeiros campeões do torneio”.

Qualquer brasileiro que já ouviu “Baile de favela” e viu a apresentação de Rebeca viu um frio invadir a espinha e um sorriso estampar-se no rosto. Ela viralizou e não à toa. A trilha sonora fez com que os brasileiros saltassem com Rebeca.

É válido, então, atualizar a frase de Freyre: “Creio que uma das condições de vitória dos brasileiros nos encontros com outros povos prende-se ao fato de termos tido a coragem de mandar à Ásia desta vez uma comissão olímpica com alma brasileira. Tomem os eurocentristas nota disto”. Confira abaixo parte da apresentação de Rebeca:

David Rêgo

Sociólogo, antropólogo e cientista político (UFRN). Professor do ensino médio e superior. Áreas de interesse: Artes marciais, política, movimentos sociais, quadrinhos e tecnologia.

Comments are closed.

Artes

Esportes e totalitarismo

Artes

[N]O Silêncio de Deus: nós que aqui estamos, por tua voz esperamos